7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

Um breve panorama do Branding

A brief overview on Branding

Resumo

Diversas empresas que antes eram especializadas apenas em projetos de design estão migrando gradualmente para o território do Branding, acompanhando as tendências historicamente verificadas no exterior. Este artigo trata questões relacionadas com o conceito de Branding, e o tipo de relação que o designer possui com a atividade e a forma que esta vem alterando a rotina dos escritórios brasileiros de design.
Palavras-chave:Branding, Design, Gerenciamento de Marcas

Abstract

Many companies in Brazil that used to specialize only in design projects are now gradually migrating to the Branding field, following the historic tendency of foreign countries. This article deals with issues related to the concept of Branding and the kind of relationship between the designer and its activity, and the way it's been changing the routine in brazilian design offices.
Keywords:Branding, Desig, Brand Management

Referências bibliográficas

  • ANA COUTO BRANDING E DESIGN. Quem somos [online] Disponível em: http://www.anacouto.com.br/quemsomos.html. Acesso em 02 ago. 2004.
  • BORGES, Adélia. Os gringos chegaram In: Revista PROJETODESIGN. São Paulo: v. 253, pp. 52-56, março 2001.
  • BORGES, Adélia. Redesign de marcas: empresas alteram cada vez com maior freqüência seus programas corporativos In: Gazeta Mercantil, São Paulo, 27 e 28, janeiro, 2001. Caderno Design & Estilo, pp. 18.
  • BORGES, Adélia. Designer não é personal trainer: e outros escritos. São Paulo. Editora Rosari. 2003. (coleção textos design). 180p.
  • CORPORATE DESIGN FOUNDATION. Design firms. Disponível em: http://www.cdf.org/cdf/Resources/Design_Firms/lippincott/lippincott.html. Acesso em 30 jul. 2004.
  • COUTO, Ana. Rio de Janeiro, 15 jul. 2004. 1 fita cassete (60 min.). Entrevista concedida a Delano Rodrigues.
  • DEOS, Luciano; KOVADLOFF, Hugo. São Paulo, 19 ago. 2004. 1 fita cassete (60 min.). Entrevista concedida a Delano Rodrigues.
  • DESIGN COUNCIL. Design Council - History. Disponível em: http://www.design-council.org.uk/webdav/harmonise?Page/@id=6020&Session/@id=D_2Vev81AflugBF5djHUfM&Document/@id=4629. Acesso em 30 jul. 2004.
  • DESIGN MANAGEMENT INSTITUTE. About DMI. Disponível em: http://www.dmi.org/dmi/html/aboutdmi/aboutdmi_s.htm. Acesso em 30 jul. 2004.
  • GELLI, Frederico. Rio de Janeiro, 17 jun. 2004. 1 fita cassete (60 min.). Entrevista concedida a Delano Rodrigues.
  • GUIMARÃES, Ricardo. Branding: uma nova filosofia de gestão In: Revista ESPM. São Paulo: v. 10, ano 9, pp. 86-103, março/abril 2003.
  • INTERBRAND. History [online] Disponível em: http://www.interbrand.com/history_1970.asp. Acesso em 20 mar. 2004.
  • MOLLERUP, Per. Marks of Excellence. London. Phaidon. 1998. 240p.
  • PAVITT, Jane.(org.). Brand new. London. Priceton University Press. 2003. 224 р.
  • PINHO, José Benedito. O poder das marcas. São Paulo. Summus. 1996. 143 р.
  • REZENDE, Marco Antonio. São Paulo, 18 ago. 2004. 2 fitas cassetes (90 min.). Entrevista concedida a Delano Rodrigues.
  • RIBEIRO, Airton. Parceria com americanos amplia competitividade de escritório brasileiro no mercado global In: Revista PROJETODESIGN. São Paulo: v. 246, pp. 90-101, agosto 2000.
  • SCHIMITT, Bernd; SIMONSON, Alex. A estética do marketing. São Paulo: Nobel, 2000, 339 p.
  • WOLFF-OLINS. Clients by sector [online] Disponível em: http://www.wolff-olins.com/clientsectors.htm. Acesso em 08 ago. 2004.
  • WOLLNER, Alexandre. Textos recentes e escritos históricos. São Paulo. Editora Rosari. 2003. (coleção textos design). 180 p.
  • WOLLNER, Alexandre. Design visual: 50 anos. São Paulo. Editora Cosac & Naify. 2003. 317 p.