7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Social

Design Didático aplicado ao letramento bilingüe de crianças surdas

Instruction Design for bilingual alphabetization process of deaf children

Resumo

A pesquisa tem por objetivo desenvolver estratégias para auxiliar o processo de alfabetização de crianças surdas, nos âmbitos do ensino infantil e fundamental, através de uma abordagem interdisciplinar, com foco no Design Didático. São apresentados, além do horizonte teórico que fundamenta a investigação, uma descrição de objetos de aprendizagem desenvolvidos à luz do Design, com o objetivo de identificar novos métodos para aquisição da língua portuguesa escrita e LIBRAS por crianças surdas. Tais objetos estão sendo projetados por meio de parceria entre o Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Educação de Surdos INES no Rio de Janeiro.
Palavras-chave:design, letramento, LIBRAS, surdez

Abstract

A research project that aims at developing materials to support the bilingual alphabetization process of deaf childrens is being carried in the form of partinership between the Pontifical University of Rio de Janeiro Arts & Design Department and the National Institute for Education of Deaf-mute Persons at Rio de Janeiro.. Beyond the theoretical basis on which the research is founded, this paper presents a description of these objects. In its present phase two objects are being designed, one concrete and the other virtual. The objects explore varied forms of visual language and allow the simultaneous use of both written Portuguese and LIBRAS, the Brazilian Language of Signs.
Keywords:design, alphabetization process, Brazilian Language of Signs, deafness

Referências bibliográficas

  • ARNHEIM, R. Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora. Pioneira. São Paulo, 1980.
  • BONFIM, G. A. Algumas considerações sobre teoria e pedagogia do design. Estudos em Design v. 7, n° 2. Rio de Janeiro, 1999;
  • COUTINHO S. G., MIRANDA, E. R., FORMIGA, B. G. Comunalidades no processo de desenho infantil em diferentes contextos sócio-educacionais. In Anais do Congresso Internacional de Design da Informação. SBDI, Recife. 2003
  • DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo. Martins Fontes, 2003.
  • FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. São Paulo: Artmed. 2003.
  • Surdez e Bilingüismo. Leitura de Mundo e Mundo da Leitura. Extraído do site do INES. www.ines.org.br. Acesso em 2004.
  • FERREIRO E. Os Processos de Leitura e Escrita. Novas Perspectivas - 3ª Edição 2003
  • FRASCARA, J. (1988). Diseño Gráfico y Comunicación. Buenos Aires: Infinito.
  • FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • GUILLERMO, Á. Design: do virtual ao digital. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002.
  • GOLDSMITH, E. Comprehensibility of illustration – an analytical model. IDJ Vol. 1, no. 4 - 1984.
  • HARTLEY, J. Designing Instructional Text. London: Taylor & Francis, 1994
  • INES. Anais do II Encontro de Alfabetização de Deficientes Auditivos. Rio de Janeiro. CIMART, 1988.
  • KOSLOWSKI, L. O Modelo Bilingue/Bicultural na Educação do Surdo. In: Anais do V Seminário Nacional do INES - Surdez: Desafios para o próximo milênio. Rio de Janeiro. 2000.
  • LACERDA, C. B. de e GOÉS, M. C. R. de (Org.). Surdez, Processos Educativos e Subjetividade. São Paulo. Lovise, 2000.
  • LUCHESI, M. R. C. Educação de Pessoas Surdas. Campinas. Papirus, 2003.
  • MAMEDE-NEVES, A. CD-Rom Aprendendo Aprendizagem. Rio de Janeiro. PUC-Rio, 1999.
  • MANDEL, T. Interface and Interaction Prototyping and Design, Dispon'vel em:
  • MARCUS, A. Graphic design for eletronic documents and user interfaces. New York. ACM Press, 1992.
  • MARGOLIN, V. O Designer e a Situação Mundial. in Arcos design, cultura e visualidade. Rio de Janeiro. Contra Capa, 1998.
  • MORAN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: UNESCO/ Cortez, 2000.
  • PORTUGAL, C. Design como interface de comunicação para ambientes de aprendizado mediados pela internet. Dissertação de Mestrado. Departamento de Artes & Design. PUC-Rio, 2004.
  • PREECE, J. Human-computer Interaction. Addison-Wesley, 1994.
  • NIELSEN, J. useit.com: Jakob Nielsen's Website. Disponível em: . Acesso 2003.
  • QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos, a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
  • RINALDI, G. (org,). Alfabetização de Surdos uma Abordagem Construtivista. Série Atualidade Pedagógicas. Volume II, Brasília, 1997.
  • SACKS, O. Vendo Vozes. Uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura Teixeira Motta. - São Paulo. Companhia das Letras. 1998.
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). . (WHO, ICIDH - 2, 1998). 2004.
  • WINOGRAD, T. Bringing Design to Software. New York: ACM Press, 1996.