7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Design como metodologia experimental no ensino médio

Experimental Design Methodology in High School

Resumo

O projeto de pesquisa, “Ação Ciência” teve como proposta a inserção do método de desenvolvimento de produto, reconhecimento da qualidade, construção de modelos volumétricos dos objetos planejados e a aplicabilidade dos materiais industriais. O estudo teve como objetivo também a integração entre o ensino universitário e médio com a utilização da filosofia do Colégio de Aplicação, especificamente, o curso de graduação em Desenho Industrial da FATEA e o segundo ano do ensino médio do Instituto Santa Teresa - IST. A justificativa deste trabalho trata-se da falta de experiências de atividades envolvendo o estado-da-arte do Design no âmbito pré-universitário no Brasil.
Palavras-chave:Desenho Industrial, Ensino Médio, Desenvolvimento de Produto

Abstract

The research project, “Science Action” had as proposal the insert of the method of product development, performance quality, construction of models volumetric of the planned objects and applicability of industrial materials. The study had as aim at integration between education university and high school with the use of the philosophy of the Application School, specifically, the degree course in industrial design of FATEA and the second year of high school of the Instituto Santa Teresa. The justification this work is take care of absence of experience of activities involving the State-of-art of design university student in Brazil.
Keywords:Industrial Design, High School, Product Development

Referências bibliográficas

  • [1] ASHBY M. e JOHSON K., The Art of Materials Selection, MaterialsToday, Ed. Elsevier, vol. 12 – pp. 24-35, 2003.
  • [2] ETTORE B.F., Seleção de Materiais Metálicos, 2°Ed., Editora UNICAMP, 1988.
  • [3] CALLISTER JUNIOR, W. D.; Engenharia e Ciências dos Materiais: Uma Introdução, Edição n° 5, Editora New York: John Wiley & Sons, 2002. p. 819.
  • [4] MANO, E.B.; Novos Materiais Poliméricos no Brasil; Editora Brasil Ciência, 1998; p.100
  • [5] ΜΑΝΟ, Ε.B.; Polímeros como Materiais de Engenharia; Editora Edgar Blucher Ltda.; 1991; p. 150.
  • [6] GIACOBLE, F. H.; O aço para o designer – Estudo sobre as características e aplicações do aço de forma prática para o designer; Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Desenho Industrial; Faculdades Integradas Teresa D`Ávila - FATEA; 2002; p.70
  • [7] NOGUEIRA, J.P.; Estudo sobre as características do Plástico de forma prática para o Designer; Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Desenho Industrial; Faculdades Integradas Teresa D´Ávila – FATEA; 2002; p.56.
  • [8] www.usp.br - Acessado em 20 de setembro de 2005
  • [9] www.ufpe.br - Acessado em 20 de setembro de 2005
  • [10] COUTO, R.M. S., COSTA, A. P. B. e PEREIRA, M.; Experimento com o Ensino de Design no Primeiro Grau ; 3° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design; PUC – Rio de Janeiro; 1998; p.133-142.
  • [11] COUTO, R.M. S.; Ensino da Disciplina de Projeto Básico Sob o Enfoque do Design Social; Dissertação de Mestrado; PUC – Rio de Janeiro; 1991; p.72.
  • [12] DENTON, H. The Role of Group/Team Work in Design and Technology; In. IDATER proceedings, 1990.
  • [13] RAIZEN, S.; Technology Education in the classroom. San Francisco – EUA; Jossey-Bass Publishers;1995.
  • [14] TODD, R.; Technology Education in the United States; In. IDATER proceedings, 1990.
  • [15] WEBSTER, R. Design and Technology in France and England; In. IDATER proceedings, 1990.
  • [16] BAXTER M.R., Projeto de Produto – Guia Prático para o Desenvolvimento de Novos Produtos, Ed. MaKron Books, 1995.
  • [17] BONSIEPPE G., KELLNER P. e POESSNECKER, Metodologia Experimental – Desenho Industrial, CNPq, 1984.