
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Emoção: alguns pensamentos sobre artefatos de memória
Design and Emotion: some thoughts on memory artifacts
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- APPADURAI, A. The Social Life of Things: commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
- ΒΟΒΒΙΟ, Ν. Ο Tempo de Memória. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
- BRUISMA, Max. We do not need new forms, we need a new mentality. Alden-Biesen, Belgium, http://www.xs4all.nl/~maxb/unp-idem.htm. 1995
- CSIKSZENTMIHALYI, M. e ROCHBERG, E. The Meaning of Things. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
- CSIKSZENTMIHALYI, M. “Design & Order in Everyday Life". In: MARGOLIN, V. & BUCHANAN, R. The Idea of Design. Cambridge: MIT Press, 1995.
- DAMÁSIO, A. O erro de Descartes. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
- KRIPPENDORFF, Klaus. Design centrado no usuário: uma necessidade cultural. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 87-98, 2000.
- HALBWACHS, M.(.) A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
- NELSON, H. Design Capacity: a basis of human activity. In: The Basic Paradox. http://home.snafu.de/jonasw/PARADOXNelsonE.html, 2002.
- MILLER, H. The Social Psychology of Object. http://ess.ntu.ac.uk/miller/ objects.htm, 2002.