7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Reflexões sobre o design gráfico vernacular na pós-modernidade

Reflections on vernacular graphic design at post modernity

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a produção do design gráfico vernacular, situando-o no contexto histórico do pós-modernismo. A produção deste campo compreende todo tipo de material gráfico, impresso ou confeccionado de forma artesanal, por parte de profissionais pertencentes às classes populares, ou seja, partícipes da sociedade que não utilizam ou participam da norma culta. Pretendemos aqui examinar como a produção material de um grupo considerado “menor”, representante de uma cultura não-oficial e até mesmo marginalizada se insere e garante seu espaço na sociedade contemporânea.
Palavras-chave:design vernacular, design gráfico, pós-modernidade

Abstract

The objective of this article is to present some considerations on the production of vernacular graphic design, placing it in the historical context of post modernity. The production of this field embraces all kind of graphical material printed or handmade by professionals related to popular social groups, in other words, participants of a social group that do not use or participate on erudite patterns. It is herein intended to study how the material production of a group considered “inferior” representing a non official culture and kept out of society, otherwise, manages to insert itself and guarantees its space in the contemporary society.
Keywords:graphic vernacular design, graphic design, post modernity

Referências bibliográficas

  • BOURDIEU, Pierre. A Gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
  • BOURDIEU, Pierre. O mercado de bens simbólicos. In: A economia das trocas simbólicas. Organização Sergio Miceli. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974, p.99-181.

  • BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

  • CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
  • CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2000.

  • CARDOSO, Fernanda de Abreu. Design gráfico vernacular: a arte dos letristas. Dissertação de mestrado - Departamento de Artes e Design PUC-Rio, 2003.
  • DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • FOUCAULT, Michel. As verdades e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2003.
  • FROTA, Lélia Coelho Frota. Pequeno dicionário da arte do povo brasileiro, século XX. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
  • HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1994.