
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Sustentabilidade
O consumo (in)sustentável: Uma reflexão no campo do Design
The (un)sustainable consumption Reflections in the field of Design
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ALMEIDA, Fernando. O Bom Negócio da Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
- BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
- BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
- BAUMAN, Zigmunt. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
- BASTOS, Liliana Cabral (org.)(2002) Identidades.Recortes Multi e Interdisciplinares. Campinas: Mercado das Letras, 2002. pp.69-81
- BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.
- COELHO, Luiz Antonio. Tal objeto, tal dono. In: LOPES, Luiz da Moita & BRAGA, Alexandre Magno Ferreira. A Reviravolta do Lixo. Rio de Janeiro: PUC, Dissertação de Mestrado, 1993. V.1.194p.
- FROMM, Erich. Ter e Ser. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
- MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
- MARX, Karl. O Capital vol.I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
- MONTIBELLER-FILHO, Gilberto. O Mito do Desenvolvimento Sustentável. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
- RIFKIN, Jeremy. A Era do Acesso: A transição de mercados convencionais para Networks e o nascimento de uma nova economia. São Paulo:Makron Books,2001.
- SIGMUND, Freud. O Mal-Estar na Civilização. Rio de Janeiro: Imago, ed.2002.
- SOARES, Luiz Eduardo. Juventude e violência no Brasil contemporâneo. In: Juventude e Sociedade: Trabalho, Educação, Cultura e Participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
- SCHMIDHEINY, Stephan. Mudando o Rumo: Uma perspectiva Empresarial Global sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1992.
- VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.