7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Estética

Os modos de configuração dos sites de arte

The artistic sites configuration modes

Resumo

Este artigo pretende analisar as normas estéticas que condicionam os modos de configuração dos sites de arte, identificando as funções prioritárias para eles pressupostas. Busca também estudar as relações históricas entre arte, design e tecnologia, com vistas a compreender como se dá a emergência do objeto de estudo em questão. Em analogia à tipologia de imagem interativa (projetada; reativa; funcional), admite uma classificação para os sites de arte. Conclui que estes são configurados na dialética entre o pólo artístico e o pólo comunicativo, e que são construídos no intuito de inscrever o receptor como elemento que executa a proposta do artista e/ou designer.
Palavras-chave:forma, função, uso

Abstract

This article intends to analyze the aesthetical rules that condition the artistic sites configuration modes, identifying the prime functions presupposed to them. It aims to study the historical relations among art, design and technology, with the purpose of understanding the emergence process of the objects pointed out. In a perspective analogous to the typology of the interactive image (projected; reactive; functional), it takes into account a classification for the artistic sites. It assumes that these are configured in the dialectic between the artistic pole and the communicative pole, and that they are built with the intention of inscribing the receptor as an element that executes the artist's and/or designer's proposal.
Keywords:form, function, use

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