7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

A Pesquisa de Iniciação Científica como Motivação Acadêmica

The Research of Scientific Initiation as Academic Motivation

Resumo

A criação do Núcleo de Pesquisa em Artes, Design e Comunicação (Artdeco), há dois anos, representou um marco no processo de pesquisa e desenvolvimento do curso de Design Gráfico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (Cefet), que percebeu a necessidade de expandir suas atividades para outras dimensões do trabalho acadêmico e outros níveis de educação. A base metodológica do Núcleo estrutura-se a partir da realização de projetos de pesquisa, atividade que permite forte envolvimento de alunos de graduação através de um programa de iniciação científica. A perspectiva de um novo espaço para investigação dentro do tradicional paradigma técnico das redes federais de ensino busca também garantir maior envolvimento do quadro docente.
Palavras-chave:design gráfico, pesquisa, iniciação científica

Abstract

The creation of the Art, Design and Comunication Reseach Group, two years ago, represented a mark on the research process held by the Graphic Design course at Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (CEFET), which noticed the need to enlarge its activites to levels beyond the classroom. The methodologic basis of the Research Group is based on the development of research projects - activities that allow undergraduate students to be envolved through scolarship programs. The possibility of a new space of investigation inside the traditional and tecnincal model presented by the federal schools aim to include teachers as well as students.
Keywords:graphical design, research, scientific initiation

Referências bibliográficas

  • BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB,1995.
  • REIS, Alexandre; GONTIJO, Leila e LANA, Sebastiana. A interação entre as ciências para a pesquisa em design. In: Anais do P&D. São Paulo: FAAP, 2004.
  • ROCHA, Ari Antonio da. Um modelo de apoio ao ensino e pesquisa em design. In: Anais do P&D. Brasília: UnB, 2002.
  • ________. Renovação da Educação na área Tecnológica: aproveitar competências na melhoria do ensino e da pesquisa. In: Anais do 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro, 2003.
  • RODRIGUES, Lília Paula Simioni; SCOLARI, Sérgio Henrique Prado e SPOLADORE, Rafael Barzotto. Levantamento sobre o conhecimento dos acadêmicos de Design de Londrina-PR a respeito dos protagonistas da história do Design nacional. In: Anais do 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro, 2005.