7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Social

Cultura, Design e Desenvolvimento Sustentável: Um experimento no Cabo de Santo Agostinho

Culture, Design and Sustainable Development: an experiment in Cabo de Santo Agostinho.

Resumo

O ensaio apresenta as experiências do projeto Imaginário Pernambucano junto aos artesãos ceramistas do Cabo de Santo Agostinho. A metodologia multidisciplinar utilizada valoriza a cultura local e investe em experimentos que encorajam a implementação de novas idéias, ao mesmo tempo em que respeita as expressões tradicionais da comunidade. Necessidades de melhorias na qualidade da matéria-prima, no processo produtivo e nos produtos são atendidas ora inserindo novas tecnologias, a exemplo da instalação de forno utilizando o gás natural, ora utilizando ferramentas de design para o desenvolvimento de novos produtos que buscam um melhor posicionamento daquela produção no mercado e a sustentabilidade do grupo.
Palavras-chave:artesanato, tecnologia, design

Abstract

This paper relates the experience of Imaginário Pernambucano project among those craftsmen who make clay pottery in the city of Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A multidisciplinary methodology has been used in order to improve both product and process. In addition, the cultural approach helps to better understanding their values as well as introduces new ideas. Some tools are used and new technology is installed to attend technical needs and to improve sales demands. To assure the sustainability of the group, new products are developed, reaching the market gools and adding values to their production.
Keywords:craftsmanship, technology, design

Referências bibliográficas

  • THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. 108p.
  • KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000

  • ANDRADE, MANUEL CORREIA DE. Ο Nordeste e a questão regional. Série Princípios. 2ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1993.
  • AZEVEDO, FERNANDO. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
  • AZEVEDO, FERNANDO. O que é design. Coleção Primeiros Passos. 3ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

  • CHAUÍ, MARILENA DE SOUZA. O que é ideologia. Coleção Primeiros Passos. 43ª reimpressão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
  • DENIS. RAFAEL CARDOSO. Uma introdução à história do design, São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • FEATHERSTONE, MIKE. Cultura de consumo e pós-modernismo. Tradução de Júlio Assis Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
  • FILHO, AGASSIZ DE ALMEIDA. Globalização e identidade cultural. São Paulo: Editorial Cone Sul Ltda., 1998.
  • GULLAR, FERREIRA. Cultura posta em questão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • HOLANDA, SÉRGIO BUARQUE. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
  • LARAIA, ROQUE DE BARROS. Cultura: um conceito antropológico. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
  • MORAES, Regis de. Cultura brasileira e educação. São Paulo: Papirus Editora, 1989.
  • ORTIZ, RENATO. Cultura brasileira e identidade nacional. 5ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
  • RIBEIRO, DARCY. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
  • SANTOS, LUIZ DOS. O que é cultura. Coleção primeiros passos. 14ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
  • UBIRATAN, ROSÁRIO. Cultura Brasileira. Belém: CEJUP, 1993.
  • BÜRDEK, BERNHARD E. Diseño. Historia, teoria y práctica del deseño industrial. Barcelona. Gustavo Gili 1999.
  • BAXTER, MIKE. Projeto de Produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. 1ª Edição. Brasil. Edgar Blücher Ltda. 1998
  • FILHO, JOÃO GOMES. Gestalt do Objeto.Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo. Escrituras. 2004.
  • CARDOSO, C., CUNHA,F. Gerenciando Processos de Mudança: A arte de enfrentar e administrar resistências nas organizações. Recife: Instituto de Tecnologia e Gestão, 1999.
  • CARDOSO, C., CUNHA,F. planejamento Estratégico: Uma Ferramenta Essencial para a Construção do Futuro. Recife: Instituto de Tecnologia e Gestão, 2003.
  • CARDOSO, C., CUNHA,F. Compromisso e Qualidade: Gestão Estratégica de Equipes de Trabalho. Recife: Instituto de Tecnologia e Gestão, 1993.
  • MOTTA, FERNANDO P., CALDAS,M. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo: Atlas, 1997