7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

As Técnicas Visuais e a Retórica Visual como Estratégias de Comunicação.

The Visual Techniques and the Visual Rhetoric as Strategies of Communication

Resumo

Este artigo apresenta dois temas da disciplina de Tópicos Avançados em Design no curso de Design da UTESC. Trata-se de uma abordagem do design focada nos aspectos decorrentes da emoção e sedução do usuário do produto visual. As técnicas visuais e a retórica visual são temas de interesse ao design gráfico, ambas convergem pelo seu enfoque semântico encontrando-se uma grande gama de possibilidades de expressão e compreensão, oferecendo opções ao desenvolvimento de projetos gráficos. O artigo descreve algumas técnicas visuais e imagens retóricas acompanhadas de exemplos de produtos visuais que usam estas estratégias de comunicação. O trabalho pode ser utilizado para estruturar uma aula expositiva ou como material de pesquisa.
Palavras-chave:Técnicas visuais, Retórica visual, Design gráfico

Abstract

This paper presents two themes of the discipline Advanced Topics in the subject “Design” taught at UTESC. It is a focus of design in the aspects of emotion and seduction of the visual product's user. The visual techniques and visual rhetoric, are subjects of great interest for Graphic Design, the two of them converge due to its semantic focus, finding a wide range of possibilities of expression and comprehension, providing in this way options for the development of graphic projects. The paper describes some visual techniques and rhetoric images with examples of visual products using these communication strategies. This work can be used to structure a lesson to be expounded or as research material.
Keywords:Visual techniques, Visual rhetoric, Graphic design

Referências bibliográficas

  • BONSIEPE, Gui. Design do material ao digital. FIESC/IEL, Florianópolis, 1997.
  • DESMET, Pieter. The Product Emotion Measurement Instrument (PrEmo). In: IDStudioLab, 2005. (http.//studiolab.io.tudelft.nl/desmet/PrEmo).
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Martins Fontes, São Paulo, 2001.
  • DURAND, Jacques. Las formas de la comunicación, Barcelona: Editorial Mitre, 1985.
  • Festival internacional de publicidade do Rio de Janeiro 2005. In Associação Brasileira de Propaganda, 2006. (http://www.abp.com.br/premiados_2005/midia_impressa.php#)
  • GOMES, João Filho. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. Escrituras Editora, São Paulo 2003.
  • SANTOS, F. Recursos da imagem. In: Retórica e publicidade, 2006. (http://www.delfim.info/retorica/imagem.htm)