7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Design e Etnografia: o diálogo possível

Design e Ethnograph: The possible dialogue

Resumo

A produção de artefatos feitos por indivíduos inseridos em um meio social possibilita uma união entre etnografia e design estabelecendo identidade cultural e realiza uma dicotomia entre o objeto de uso e o simbolismo do mesmo, corroborando para uma sinergia entre o arcaico e desenvolvimento tecnológico, resultando em produto com expressões culturais e sígnicas. Objetiva-se um possível diálogo entre etnografia e Design, utilizando a pesquisa etnográfica e a apreensão do designer, por meio da gestalt e da semiótica para produção de objetos próximos dos anseios do grupo social. Abordamos a busca da identidade perdida pela efemeridade do tempo e do espaço.
Palavras-chave:Etnografia, design, identidade

Abstract

The individuals inserted to a social group can produce a product with the union between ethnography and design and establishing cultural identity. Realize a dichotomy between the object of use and the symbolism, and corroborating by synergy between archaic and the technological development. The result will be a product with cultural expressions and signs language. the objective here is a possible dialogue between ethnograph and Design, using the ethnography research and the apprehension of the designer. We should presume by study of the Gestalt and of the Semiotics by production of the objects near of the yearnings of a social group. We approach to search of the lost identity by for the ephemeral time and the space.
Keywords:Ethnography, design, identity

Referências bibliográficas

  • ACHUTTI, L., E., Fotoetnografia: um estudo sobre antropologia visual sobre o cotidiano, eixo e trabalho, Torno Editorial, Palmarinca, Porto Alegre, 1997.
  • CORTEZ, M. C., Site de pesquisa de cores: http://www.mariaclaudiacortes.com/color in motion.html> acesso em 10.01.2006
  • ECO, H., A Estrutura Ausente: introdução a pesquisa semiológica. S. Paulo, perspectiva, 1976.
  • ECO, H., apud NÖTH, W., Panorama da Semiótica: de platão a Pierce, Ed. Annablume, col. 3, São Paulo, 1995
  • ELIADE, M., Imagens e Símbolos, São Paulo, Martins Santos, 1991.
  • GEERTS, C., Etnografia, entrevista para o site (http//: Acesso em 7/4/2005, (A Interpretação das Culturas, Guanabara, Koogan, Rio de Janeiro, 1989).
  • GOMES, F. J., Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma, São Paulo, Escrituras Edition, 2000.
  • INSTITUTE FOR COLOR RESEARCH, no site http://www.ccicolor.com/research.html, Acesso em 20/07/2005
  • LARAIA, R. B., Cultura: um conceito antropológico. 15ª ed., Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
  • MORAES, D., Limites do Design. São Paulo: Studio Nobel, 1997.
  • PIERCE, C. S. Semiótica. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
  • VILLAS BOAS, A., Identidade e Cultura, Série Design, 2AB, Rio de Janeiro, 2002.