
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Trabalhos aprovados para pôster
O Estudo da Imagem na Formação do Profissional de Design
The Image Study in the Designer Education
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 4ª ed. Tradução de Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes: 2000.
- ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Trad. Ivone Terezinha de Faria. São Paulo. Pioneira. Editora da Universidade de São Paulo:1980.
- ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação; epistemologia e didática. Piracicaba, SP. Editora Unimep: 1998.
- AUMONT, J. A imagem. Campinas, SP, Papirus, 1995.
- BORDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro. Editora Difel:1989.
- BRANDÃO. C. R. O que é educação. 33ª ed. São Paulo. Brasiliense: 1995.
- DONDIS. D. A. Sintaxe da linguagem visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- LAPLATINE, F. Aprender Antropologia. Tradução Marie-Agnès Chauvel. São Paulo. Brasiliense: 2000.
- MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. SP, Cultrix: 2003
- MELLO. L. G. de. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. Petrópolis. Vozes: 1987.
- MORAIS, R. de. Cultura Brasileira e Educação. Campinas, SP. Papirus: 1989.
- MORIN, E. Complexidade Transdiciplinaridade, a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal. EDUFRN, Editora da UFRN: 1999.
- NEIVA JUNIOR, E. Eduardo. A imagem. São Paulo. Ática: 2002.
- PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo. Perspectiva, (Brasília): CNPq: 1987.
- SANTOS. José Luiz dos. O que é cultura.14ª ed. São Paulo. Brasiliense, 1994.
- SANTOS, Fávio Anthero dos. O Design como Diferencial Competitivo. Itajaí: Editora da Univale, 2000.
- TARDY, M. O professor e as imagens. Trad. de Frederico Pessoa de Barros. São Paulo, Cultrix, EDUSP: 1976.