7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

O Estudo da Imagem na Formação do Profissional de Design

The Image Study in the Designer Education

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o processo de estudo da imagem como recurso para subsidiar o olhar do futuro profissional de Design, entendendo o fenômeno imagético em sua intertextualidade. Ancorado na teoria da cultura o estudo busca compreender os processos de análise da imagem que considerem a dualidade objetividade e subjetividade enquanto fundantes dos processos de análise e interpretação. Neste sentido, o entendimento das categorias se colocam como imperativas para uma maior e melhor compreensão dos pressupostos norteadores do objeto de análise e suas implicações para a formação do designer.
Palavras-chave:imagem, análise, cultura

Abstract

This study's goal is to think about the image study process as a resource to assure the future designer view by understanding the image phenomena in its intertextuality. Based on the culture theory, this study tries to understand the image analysis process that considers the objectivity and subjectivity duality within analysis and interpretation processes creators. Based on this, the categories understanding are mandatory for a bigger and better comprehension of the analyzed object presuppositions and their implications for the designer education.
Keywords:image, analysis, culture

Referências bibliográficas

  • ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 4ª ed. Tradução de Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes: 2000.
  • ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Trad. Ivone Terezinha de Faria. São Paulo. Pioneira. Editora da Universidade de São Paulo:1980.
  • ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação; epistemologia e didática. Piracicaba, SP. Editora Unimep: 1998.
  • AUMONT, J. A imagem. Campinas, SP, Papirus, 1995.
  • BORDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro. Editora Difel:1989.
  • BRANDÃO. C. R. O que é educação. 33ª ed. São Paulo. Brasiliense: 1995.
  • DONDIS. D. A. Sintaxe da linguagem visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • LAPLATINE, F. Aprender Antropologia. Tradução Marie-Agnès Chauvel. São Paulo. Brasiliense: 2000.
  • MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. SP, Cultrix: 2003
  • MELLO. L. G. de. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. Petrópolis. Vozes: 1987.
  • MORAIS, R. de. Cultura Brasileira e Educação. Campinas, SP. Papirus: 1989.
  • MORIN, E. Complexidade Transdiciplinaridade, a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal. EDUFRN, Editora da UFRN: 1999.
  • NEIVA JUNIOR, E. Eduardo. A imagem. São Paulo. Ática: 2002.
  • PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo. Perspectiva, (Brasília): CNPq: 1987.
  • SANTOS. José Luiz dos. O que é cultura.14ª ed. São Paulo. Brasiliense, 1994.
  • SANTOS, Fávio Anthero dos. O Design como Diferencial Competitivo. Itajaí: Editora da Univale, 2000.
  • TARDY, M. O professor e as imagens. Trad. de Frederico Pessoa de Barros. São Paulo, Cultrix, EDUSP: 1976.