
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Gráfico
O designer gráfico: um comunicador multimodal
Graphic designer: a multimodal creator
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ALESSANDRINI, Jean. Nouvelle classification typographique: códex 1980 in Comunications & langages # 43. Paris: Retz, 1979.
- ANTEI, Giorgio. La identidad del diseñador, in, Diseño gráfico, teoria e practica # 1. Bogotá: OP gráficas. 1982
- BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1990
- CAGLIARI, L.C. As letras e seus estilos, in, Ciência hoje # 101, São Paulo: SBPC. 1994
- COLLARO, Antonio. Projeto Gráfico, Teoria e prática de diagramação. São Paulo: Summus. 1987
- GOMBRICH, E.H.. Arte e ilusión. Barcelona: G.Gili. 1979
- GROPIUS, Walter. Bauhaus: Novarquitectura. São Paulo: Perspectiva. 1972.
- GUTIERREZ, Haenz. Cartaz, Cinema e Imaginário. Campinas: Unicamp. Dissertação de Mestrado. 1995
- HELMHOLTZ, H von. Treatise on physiological optics (Vol. 1-3) (J.P.C. Southall, Ed.). New York: Dover Publications. 1962
- KRESS, G. & T. VAN LEEUWEN. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold. 2001
- Reading Images. The Grammar of Visual Design. London: Routledge. 1996
- LACAN, Jacques. O Seminário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1985
- MALDONADO, Tomas. Vanguardia y racionalidad. Barcelona: G.G. 1977
- MOLES, Abraham. O cartaz, São Paulo: Perspectiva.1978
- Dire le monde et le transcrire, in, Communication et langages #76. Paris: Retz. 1988
- OSTROWER, F. Criatividade e processo de criação. Petrópolis: Vozes. 1991
- PLATÃO. Cratyle, ou sur la justesse des noms, in Oeuvres complètes Tome V, Paris: Les Belles Lettres. 1931
- SANTAELLA & NÖTH. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 1998.