7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

O designer gráfico: um comunicador multimodal

Graphic designer: a multimodal creator

Resumo

O propósito fundamental do designer gráfico é a comunicação visual. Conseqüentemente, ele objetiva a troca de informações, idéias, sentimentos valendo-se das modalidades semióticas que lhe parecem mais apropriadas para a interação num dado momento e lugar. As decisões envolvidas na construção de mensagens visuais não devem ser conseqüência de supostos princípios estéticos universais nem da expressão particular do designer. Os produtos resultantes do design de comunicação visual são constantemente construídos, apropriados e redefinidos socialmente. Esta característica confere ao design gráfico um estatuto “criativo - comunicacional” que difere do destino exclusivamente técnico promulgado por alguns setores da sociedade e do aquilatamento estético proclamado por algumas escolas de artes visuais.
Palavras-chave:Design Gráfico, Comunicação Multimodal, Significação

Abstract

The fundamental purpose of the graphic designer is visual communication. Consequently, his aim in this job is the information, ideas and feelings exchange; using, for this, the semiotics modalities that seem most appropriate to him for the interaction in given moment and place. The decisions involved in the construction of visual messages should not be the consequence of supposed universal aesthetic principles and neither of the designer particular expression. The resultant products of visual communication design are constantly been built, and socially redefined. This characteristic gives to the graphic design a “creative-communicative” category that differs from the exclusively technical destiny promulgated by some sectors of the society and from the enlarged aesthetic value proclaimed by some visual arts school.
Keywords:Graphic Design, Multimodal Communication, Signification

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