7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Como os designers lidam com a estética visual em projetos de interfaces websites?

How designers deal with visual aesthetics in website's interface projects?

Resumo

Neste artigo fazemos uma exploração sobre as questões que envolvem estética, considerando a prática profissional que projeta websites. Partindo de uma revisão de literatura sobre estética, trazemos um panorama das repercussões envolvidas na exploração da estética visual em websites. Então confrontamos este panorama com o ponto de vista dos designers, extraído por meio de um questionário. Essa comparação foi realizada no intuito de levantar diferenças e semelhanças entre as possibilidades teóricas e a realidade prática. Os resultados apontam uma grande heterogenia entre os profissionais, cujo conhecimento sobre estética mostrou-se de certo modo superficial.
Palavras-chave:designers, estética, websites

Abstract

In this article we make explore questions surrounding aesthetics, considering the professional practice of website design. Initially we review aesthetics literature, bringing an overview of repercussions involved in visual aesthetics exploration on websites. Then we compare and contrast this overview with designer's point of view which was obtained through a questionnaire. The aim of this comparison was to raise differences and similarities between theoretical possibilities and the practical reality. Results pointed out a great heterogeny between professionals, whose knowledge about aesthetics was found to be rather superficial.
Keywords:designers, aesthetics, websites

Referências bibliográficas

  • ALVES, R. M. A poética do consumo. In: VALVERDE, M. (org.). As formas do sentido: estudo em estética da comunicação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  • BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
  • DUARTE-JUNIOR, J. F. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Papirus, 1995.
  • FARO, A. & GIORDANO, D. Ontology, aesthetics and creativity at the crossroad in information system design. In: Proceedings of the 3rd Int. Workshop on Creativity & Cognition. Loughborough: ACM Press, 1999.
  • JORDAN, P. W. Designing pleasurable products. London: Taylor & Francis, 2000.
  • LANSDALE, M. W. & ORMEROD, T. O. Understanding interfaces: a handbook of human-computer dialogue. London: Academic Press, 1994.
  • LEMOS, A. Anjos interativos e retribalização do mundo. sobre interatividade e interfaces digitais. 1997. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf. Acessado em 4 de janeiro de 2006.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
  • NORMAN, D. A. Emotional design: why we love (or hate) every day things. New York: Basic Books, 2004.
  • MASANO-NETO, J. & PARIZOTTO-RIBEIRO, R. O uso da metodologia Pró-MaDiMM no desenvolvimento de uma interface gráfica focando nos seus aspectos estéticos. In: Anais do 5º USIHC. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.
  • SOURIAU, E. Chaves da estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.
  • TRACTINSKY, N.; KATZ, A. S.; IKAR, D. What is beautiful is usable. In: Interacting with Computers (13), 2000.