7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Jogos

Ludologia no Design: para um novo discurso

Ludology in Design: for a new discourse

Resumo

Devido a uma visualidade a partir de tecnologia computacional, a produção de jogos eletrônicos absorve profissionais de atuações distintas. O designer, para cumprir os objetivos de um mercado complexo, apropriou-se de códigos oriundos do discurso tecnológico, que preza mais por resultados do que pela importância da linguagem, fator fundamental em qualquer processo criativo. Decorrências maiores desse fenômeno para o designer, são freqüentes embates por autoridade na sua área de atuação. Não raro, posições de decisão gerencial no processo são negligenciadas pelos outros profissionais, por desconhecimento ou manutenção do discurso de poder. O presente trabalho busca um novo discurso para a produção de jogos eletrônicos, calcado na exploração da linguagem e a partir dos conhecimentos e habilidades do designer. Sobretudo, busca inserir os designers no âmbito da ludologia, campo de estudos dos jogos na sociedade sob viés da cultura.
Palavras-chave:ludologia, design de jogos eletrônicos, comunicação visual

Abstract

By a visuality from computational technology, the production of electronic games absorbs professionals of distinct areas. Designers, to fulfill the objectives of a complex market, appropriates deriving codes of the technological speech, that relies more on results than in the importance of the language, basic factor in any creative process. Bigger results of this phenomenon to designers, are frequent strikes for authority in its area of performance. Not rare, positions of managemental decision in the process are neglected by the other professionals, for unfamiliarity or maintenance of the power's discourse. The present work searchs a new discourse for the production of electronic games, based in the exploration of the language and from the knowledge and abilities of designer. Over all, it searchs to insert designers in the scope of the ludology, field of studies of the games in the society under bias of the culture.
Keywords:ludology, electronic game design, visual communications

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