7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design, suas evoluções e adaptabilidades por meio das tecnologias e da inovação.

Design, its evolutions and adaptabilities by the technologies and innovation

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão histórica do design, o modo como à profissão tem se adaptado às mudanças culturais, temporais e tecnológicas. As formas criativas e inovadoras do Design em suprir as demandas de mercado sem agredir a natureza, e os novos rumos que o design deve adotar.
Palavras-chave:Design, Evolução, Inovação

Abstract

The present article makes a historical reflection of design, the way as the profession has adapted to the cultural, secular and technological changes. The creative and innovative forms of the Design in supplying the demands of market without attacking the nature, and the new routes that design must adopt.
Keywords:Design, Evolutions, Innovations

Referências bibliográficas

  • AZEVEDO, W. O que é design. São Paulo: Brasiliense, 1991.
  • BONSIEPE, G. Teoria y práctica Del diseño industrial: elementos para una manualística crítica. Barcelona, Ed. Gustavo Gili, 1978.
  • CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da Modernidade. 3º ed. São Paulo: EDUSP, 2000.
  • CAUDURO, F. V. O Processo do Design. Rio de Janeiro: Anais do P&D Design, 13-19, 1996.
  • DENIS, R.C. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
  • KOTLER, P. “Administração de Marketing”. Atlas, São Paulo, 1996.
  • KOTLER, P. “Administração de Marketing: a edição do novo milênio”, São Paulo, Prentice-Hall, 2000.
  • LÉVY, Pierre. “O que é o Virtual?”. São Paulo: Editora 34, 1996.
  • MAGALHÃES, C. F. de. Design Estratégico - Integração e Ação Industrial dentro das Empresas. Rio de Janeiro: SENAI/DN, SNAI/CETIQT, CNPq, IBICT, PADCT, TIB, 1997.
  • MALDONADO, T. El diseño industrial reconsiderado. 3º Ed. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1993.
  • MESTRINER, F. Design de Embalagens - Curso Avançado. São Paulo: Makron Books, 2002.
  • MOZOTA, B. B. Design Management. Paris: Éditions d'Organization, 2002.
  • OLIVEN, R. G. Por Uma Antropologia em Cidades Brasileiras. In: VELHO, G. O desafio da cidade. Rio de Janeiro: Ed. Campos, 1980, p.
  • 23-26.
  • PARKER, D. & STACEY, R. Caos, Economia e Administração, Instituto Liberal, Rio de Janeiro, 1995.
  • PEVSNER, N. Os Pioneiros do Desenho Moderno – De William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
  • SANTOS, F. A. N. V. O Design Como Diferencial Competitivo. 2. ed. Itajaí: Univali, 2002.
  • SANTOS, M. C. L; Móvel Moderno no Brasil. São Paulo: Edusp, Estúdio Nobel, 1995.
  • SCHULMANN, D. O Desenho Industrial. Campinas: Papirus, 1991.
  • TOFLER, A. e H. Criando uma Nova Civilização. RJ: Record, 1995.
  • WOLF, B. O Design Management como fator de sucesso comercial. Florianópolis: FIESC/IEL, ABIPTI, Programa Catarinense de Design, SEBRAE, CNPq, 1998.
  • WOLFE, Tom. Da Bauhaus ao nosso Caos. Rio de Janeiro: ROCCO, 1990.