7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

A interferência do ambiente nas relações de compra

The store environment influence in the purchase relations

Resumo

Tem se observado um esforço crescente e significativo para promover ambientes de lojas mais agradáveis à experiência do consumo do seu público-alvo. O presente artigo tem como objetivo abordar as questões relativas ao ambiente dos supermercados e sua interferência nas relações de compra. Para isso, buscou-se realizar o desenvolvimento de um estudo exploratório-descritivo que consistiu na coleta de dados em fontes indiretas (pesquisa bibliográfica) e diretas (pesquisa de campo no ambiente do supermercado). Os resultados evidenciaram a partir da comparação entre os supermercados, que é possível estabelecer fortes relações entre o ambiente e o tempo que o consumidor permanece na loja, o prazer de efetuar compras, o humor e satisfação com o ambiente.
Palavras-chave:ambiente de supermercados, design de ambientes, comportamento do consumidor

Abstract

An increasing and significant effort has been noted in order to promote more agreeable shop environments for the target-public consumption experience. The proposal of this article is to approach the issues concerning supermarkets environments and its interference on the purchase relations. To this end, the development of an exploratory-descriptive study consisting of data collection from indirect (bibliographic survey) and direct sources (field survey in the supermarkets environment) was carried out. The results from the comparison between the researched supermarkets proved that it is possible to set strong relationships between the environment and the time the consumer spends in the shop, the shopping pleasure, the humor and satisfaction with the environment.
Keywords:supermarket environments, environments design, consumer behavior

Referências bibliográficas

  • COSTA, F.C.X. Influências ambientais e o comportamento de compra por impulso: um estudo em lojas físicas e virtuais. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2003
  • GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
  • GOBÉ, M. A emoção das marcas: conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • LAKATOS, E.M.: MARCONI, M.A Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
  • MIRANDA, R.L. Marketing no varejo e alianças estratégicas com as indústrias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
  • MOWEN, J.C.; MINOR, M.S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
  • PHILIPS LIGHTINIG DIVISION. Manual de iluminação. São Paulo: Philips, 1986.
  • SCHIMITT, B.; SIMONSON,A. A estética do marketing. São Paulo: Nobel, 2002.