7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Gráfico

Design gráfico e design em movimento: tipografia e expressão

Graphic design and motion graphics: typography and expression.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência interdisciplinar no ensino do design de comunicação. Enfocamos dois momentos: a elaboração de solução projetual para mídia impressa e a sua tradução para a linguagem audiovisual. Partimos da experimentação de possibilidades expressivas da tipografia, o que adere significados à transposição do conteúdo verbal. Interferem aproximações interpretativas e um aguçamento na percepção das características técnico-formais da tipografia na geração da configuração visual. As possibilidades expressivas multiplicam-se com as intervenções do movimento e do som próprios da linguagem audiovisual. Interessa o processo de criação que envolve este movimento tradutório da linguagem gráfica para a linguagem audiovisual.
Palavras-chave:design gráfico, design em movimento, tipografia

Abstract

This paper presents an interdisciplinary experience in communication design teaching. It focuses two moments in the project development: print midia design and its translation to audiovisual language. We begin experimenting with the expressive possibilities of typography, which add meanings to the transposition of verbal content. Interpretation and sharp perception of typography, in technical and aestetics aspects, interfere in the generation of visual composition. The expressive possibilities increase when motion and sound, distintive aspects of audiovisual language, come into play. We are interested in the creation process involving the translation from graphic language into audiovisual language.
Keywords:graphic design, motion graphics, typography

Referências bibliográficas

  • BARROS, L. de; BANDEIRA, J. Grupo Noigandres. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
  • BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
  • BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. In:Obras escolhidas, magia e técnica, arte e política Vol 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet São Paulo: Brasiliense,1985.
  • BIESELE, I. G. Experiment design. Zurich: ABC Verlag, 1986.
  • BLACKWELL, Lewis; CARSON, David. The end of print: the grafik design of David Carson. San Francisco: Chronical Books, 2000.
  • CAMPOS, A. Viva Vaia. Poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
  • DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 1999.
  • GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
  • FERLAUTO, C.; JAHN, H. O livro da gráfica. São Paulo: Rosari, 2001.
  • LEITE, J. de S. A herança do olhar: o design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva, 2003
  • MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
  • OSTROWER,Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus. 1990.
  • ROBERT Massin: ação na página impressa. Revista Arc Design. São Paulo: Quadrifoglio, n. 30, mai./jun. 2003, p. 62-69.
  • SALLES, Cecília Almeida. O Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP/Annablume,1998.
  • WOLLHEIM, Richard.Trad. Vera Pereira. A pintura como Arte. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
  • SPENCER, Herbert. Pioners of Modern Typography. Londres: Lund Humphries, 1969.
  • WEINGART, W. How can one make swiss typography?. In: BIERUT, M. et al (ed.). Looking closer 3: classic writings on graphic design. New York: Allworth, 1999. p.219-237