
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design Gráfico
Design gráfico e design em movimento: tipografia e expressão
Graphic design and motion graphics: typography and expression.
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- BARROS, L. de; BANDEIRA, J. Grupo Noigandres. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
- BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
- BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. In:Obras escolhidas, magia e técnica, arte e política Vol 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet São Paulo: Brasiliense,1985.
- BIESELE, I. G. Experiment design. Zurich: ABC Verlag, 1986.
- BLACKWELL, Lewis; CARSON, David. The end of print: the grafik design of David Carson. San Francisco: Chronical Books, 2000.
- CAMPOS, A. Viva Vaia. Poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
- DUBOIS, Phillipe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 1999.
- GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
- FERLAUTO, C.; JAHN, H. O livro da gráfica. São Paulo: Rosari, 2001.
- LEITE, J. de S. A herança do olhar: o design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva, 2003
- MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
- OSTROWER,Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus. 1990.
- ROBERT Massin: ação na página impressa. Revista Arc Design. São Paulo: Quadrifoglio, n. 30, mai./jun. 2003, p. 62-69.
- SALLES, Cecília Almeida. O Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP/Annablume,1998.
- WOLLHEIM, Richard.Trad. Vera Pereira. A pintura como Arte. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
- SPENCER, Herbert. Pioners of Modern Typography. Londres: Lund Humphries, 1969.
- WEINGART, W. How can one make swiss typography?. In: BIERUT, M. et al (ed.). Looking closer 3: classic writings on graphic design. New York: Allworth, 1999. p.219-237