7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Dificuldade de Representação Gráfica em Alunos de Nível Universitário

Difficulty of representation graphical in pupils of pupils of graduation

Resumo

A representação gráfica ou o desenho propriamente dito, faz parte do nosso cotidiano. Quem nunca registrou uma idéia através de rabiscos? Na história têm-se registros de vários artistas conceituados que iniciaram suas obras desse modo, como Picasso e Da Vinci. Atualmente há muitos recursos computacionais que nos permitem trabalhar, com rapidez e precisão, desenhos em qualquer área de conhecimento, mas não substitui o desenho realizado manualmente. Baseado em observações de alunos de graduação em engenharia, percebe-se que alguns têm bem definido a maneira de como se expressar. Essa observação pode derivar de vários fatores que serão relatados no presente artigo.
Palavras-chave:Representação gráfica, ensino de desenho, formas de expressão

Abstract

The graphical representation or the drawing properly said, it is part of our daily one. Who never registered an idea through scribbles? In history one has registers of some appraised artists who had initiated its workmanships in this way, as Picasso and Da Vinci, for example. Currently it has many computational resources that in allow them to work, with rapidity and precision, drawings in any area of knowledge, but it does not substitute the carried through drawing manually. Based in comments of pupils of graduation in engineering, one perceives that some have clear-cut the way of as if to express. This comment can derive from some factors that will be told in the present article.
Keywords:Graphical representation, drawing education, expression forms

Referências bibliográficas

  • REGAL, Paulo Horn. A prática gráfica do rafe e a criatividade na comunicação visual. Porto Alegre, 2004.
  • DWORECKI, Silvio. Em busca do traço perdido. São Paulo: Scipione Cultural, 1999.
  • PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1996.
  • MEDEIROS, Ligia. Desenhística, a ciência da arte de projetar desenhando. Santa Maria: SCHDS Editora, 2004.
  • DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho, desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
  • MAFALDA, Rovilson. KAWANO, Alexandre. Desenvolvimento da habilidade de visualização espacial através do uso de diferentes métodos de representação gráfica. Graf & Tec, n° 11, p 9-19, 1° sem 2002.
  • MONTENEGRO, Gildo. Traçando um rumo para o desenho. Graf & Tec, n° 11, p 7, 1º sem 2002.
  • PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
  • PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
  • FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.