7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

Design, práticas e culturas juvenis: articulações estéticas da vida metropolitana

Design, practical and youthful cultures: aesthetics aspects of the metropolitan life

Resumo

O campo do design constitui-se a partir das disputas simbólicas e estéticas travadas na metrópole; pode ser entendido como produto cultural inserido na complexa rede de produções e apropriações simbólicas estabelecidas no cotidiano. Este trabalho pretende articular as experiências metropolitanas juvenis, suas produções imagéticas e do design. As atuais intervenções urbanas juvenis trazem o mais recente capítulo da grafologia humana: os grafites e pixações das grandes cidades apontam técnicas e estéticas ao mesmo tempo tradicionais e emergentes; delimitam as sociabilidades e identidades juvenis, seus nomadismos e articulações políticas.
Palavras-chave:antropologia visual, juventude, arte urbana

Abstract

The field of design is made of symbolic and aesthetics disputes in the metropolis; it can be understood as a cultural product inserted in the complex net of productions and symbolic appropriations in the everyday life. This work intends to articulate the youthful metropolitan's experiences, its images and the field of design. The current youthful urban arts is the most recent chapter of the human being graphology: the great cities urban arts show us, at the same time, traditional and emergent aesthetics and techniques; they delimit the youthful sociability and identities, its nomads ways and politics actions.
Keywords:visual anthropology, youth, urban art

Referências bibliográficas

  • AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
  • BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  • "Paris, capital do século XIX”. In: KOTHE, Flavio (Org.). Walter Benjamin: Sociologia. São Paulo: Ática, 1991. p. 30-44.
  • BEY, Hakim. TAZ: Zona autônoma temporária. São Paulo: Conrad, 2001.
  • BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
  • Gosto de classe e estilos de vida. In ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. Trad. Paula Monteiro e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983.
  • CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.
  • A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • CUBIDES, Humberto J.; TOSCANO, Maria C. L.; VALDERRAMA, Carlos E. H. (Orgs.). Viviendo a toda: Jóvenes, territorios culturales y nuevas sensibilidades. Bogotá: Siglo del Hombre/Diuc, 1998.
  • DOWNING, John. Midia radical: Rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Senac, 2002.
  • FEIXA, Carlos."La ciudade invisible:territorios de las culturas juveniles". In: CUBIDES, Humberto J. et. al. (Org.). Viviendo a toda: Jovenes, territórios culturales e nuevas sensibilidades. Bogotá: Siglo del Hombre/Diuc Universidade Central, 1998. p. 83-109.
  • "Generacion @: la juventud en la era digital". Revista Nômadas, Bogotá, nº 13, out. 2000.
  • GONZALES, Germán Muñoz. Consumos culturales e nuevas sensibilidades. In: CUBIDES, Humberto J. et. al. (Org.). Viviendo a toda: Jovenes, territórios culturales e nuevas sensibilidades. Bogotá: Siglo del Hombre/Diuc Universidade Central, 1998.
  • HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1994.
  • HOLLIS, Richard. Design gráfico: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • JACQUES, João Pedro. Tipografia pós-moderna. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura: Uma investigação sobre a nova realidade eletrônica. Lisboa: Relógio D'Água, 1997.
  • MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2000.
  • MARGULIS, Mario e URRESTI, Marcelo. La construcion social de la condición de juventud. In: CUBIDES, Humberto J. et. al. (Org.). Viviendo a toda: Jovenes, territórios culturales e nuevas sensibilidades. Bogotá: Siglo del Hombre/Diuc Universidade Central, 1998. p. 3-21.
  • MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e comunicação. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
  • A cidade virtual transformações da sensibilidade e novos cenários da comunicação. Margem. São Paulo, Educ/Fapesp, n° 6, p. 205-21, dez. 1997a.
  • Arte/comunicação/tecnicidade no final do século. Margem. São Paulo, Edic/Fapesp, n° 8, p. 11-24, dez. 1998.
  • Jóvenes: des-orden cultural y palimpsestos de identidad. In: CUBIDES, Humberto J.; TOSCANO, Maria C. L.; VALDERRAMA, Carlos E. H. (Orgs.). Viviendo a toda: Jóvenes, territorios culturales y nuevas sensibilidades. Bogotá: Siglo del Hombre/Diuc, 1998a.
  • MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. Bauru: Edusc, 2000.
  • MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1. Neurose. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
  • O enigma do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
  • OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves. “Cibercultura, cultura audiovisual e sensorium juvenil”. In: LEÃO, Lúcia. O chip e o caleidoscópio: Reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005, р. 495-503.
  • SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. p. 11-25.
  • VILLAS-BOAS, André. Utopia e disciplina. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.
  • WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
  • Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.