7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design Editorial

Museu Nacional do Mar – Uma navegação em páginas

National Museum of the Sea – A navigaten in pages

Resumo

A finalidade desse projeto foi apresentar o Museu Nacional do Mar através da sua importância como patrimônio histórico do Brasil, assim como agregar valor promocional na criação de um catálogo com informações sobre seu acervo. O desenvolvimento do projeto baseou-se em comunicar características do acervo e arquitetura do museu e do perfil do visitante. Os principais aspectos considerados para o desenvolvimento do projeto foram: aquarela, cores e materiais. O projeto editorial será apresentado em mais de um idioma, tornando-se acessível ao maior número de pessoas.
Palavras-chave:catálogo, comunicar, museu

Abstract

The intention of this project was to present the Museu Nacional do Mar - National Museum of the Sea, through his importance as historical patrimony of Brazil, as well as aggregate promotional value in the creation of a catalogue that informs about its collection. The development of the project was based on communicate characteristics about the collection and the architecture of the museum and on the visitor's profile. The main aspects contemplated for the development of the project were: watercolor, colors and materials. The editorial may be presented in more languages, with the purpose of become accessible to the greatest number of people.
Keywords:catalogue, communicate, museum

Referências bibliográficas

  • BAER, L. Produção Gráfica. 3. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2001.
  • Diseño de Catálogos y Folletos 2. México: Ediciones G. Gili, 2002.
  • DONDIS, D. Sintaxe da Liguagem Visual. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • FERLAUTO, C. A fôrma & a fórma. São Paulo: Edições Rosari, 2004.
  • FERNANDES, A. Fundamentos de Produção Gráfica para quem não é produtor gráfico. Rio de Janeiro: Rubio, 2003.
  • FILHO, J. G. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 5. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.
  • GUIMARÃES, L. A Cor como Informação. São Paulo: Annablume, 2000.
  • MUNARI, B. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • NOVA Enciclopédia Barsa – N° 05. SP: Barsa Consultoria Edtorial Ltda, 2001. Crítica Esparca Vários Colaboradores. Obra em 18v.
  • OLIVEIRA, M. Produção Gráfica para Designers. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
  • RUBIM, R. Desenhando a Superfície. São Paulo: Edições Rosari, 2004.