7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Design De Embalagens: Desenvolvimento de Embalagens para Produtos de Comunidades Auto Sustentáveis

Packing Design: Packings Development for Sustainable Communities Products

Resumo

Trata-se do desenvolvimento de embalagens para produtos amazônicos da segmentação de hortifruti granjeiro de comunidades sustentáveis que visam atingir o mercado externo. As comunidades da região amazônicas não possuem embalagens adequadas para proteção, transporte e promoção de seus produtos, bem como as existentes não correspondem aos padrões de comercialização internacional. Dessa forma, a proposta visa estabelecer melhorias na apresentação legal de seus produtos, como forma de expandir mercados e obter maior lucratividade para essas comunidades.
Palavras-chave:Design de embalagens, desenvolvimento sustentável

Abstract

This is a packing project for Amazonian products of the granjeiro hortifrute segmentation of sustainable communities, that they aim at to reach the external market. The communities of the Amazon region do not possess packings adjusted for protection, transport and promotion of this products, as well as the existing ones do not correspond to the standards of international commercialization. Of this form, the proposal aims at to establish improvements in the legal presentation of its products, as form to expand markets and to get greater profitability for these communities.
Keywords:Packind Design, sustainable development

Referências bibliográficas

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO PAPELÃO ONDULADO. Normas e Métodos de Ensaios para produtos de Papelão Ondulado. São Paulo: 1995.
  • APEX, Agência de exportação do Brasil. Produtos da Amazônia. Disponível em: http://www.apexdobrasil.com.br/madeinbrasil/prod_amazonia/index.htm Acesso em: 27 de julho de 2004.
  • CEFET. Marketing Social e as ONGD´S de Comércio Justo. Disponível em: http://www.cefet-ma.br/.../num_08/ren8%20j.augusto%20-%20marketing%20social%20e%as%20onds.doc Acesso em: 26 de Julho de 2004.
  • FUNDAJ. Guaraná. Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/docs/iesam/mhn/guarana.htm Acesso em: 29 de outubro de 2004.
  • KLABIN FABRICADORA DE PAPEL E CELULOSE S/ A PAPELÃO ONDULADO DO NORDESTE S/ A – PONSA. Treinamento de Papelão Ondulado. São Leopoldo/ RS: 1999.
  • KPACK INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EMBALAGENS LTDA. Curso de Capacitação Técnica. Embalagem de Papelão ondulado.
  • MESTRINER, Fábio. Design de Embalagem. Curso Básico. São Paulo: Makron Books, 2002.
  • MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO. Secretaria de Tecnologia e Indústria. Instituto de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Manual para Planejamento de Embalagens. Rio de Janeiro: Atelier de Artes e Edições MG Ltda., 1976.
  • MOURA, Reinaldo A.; BANZATO, José Maurício. Embalagem, Unitilização & Conteinerização. Manual de Logística. Vol. 3. 4.ed. São Paulo, 2003.
  • SPDESIGN. Setor de Embalagem. A embalagem como instrumento de marketing. Disponível em: http://www.spdesign.sp.gov.br/embala/embala4.htm
  • SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS – SUFRAMA. Potencialidades Regionais. Manaus: 2004. CD ROM.
  • UNICARIOCA. Espaço design. Definições de área. Disponível em: http://www.unicarioca.edu.br/design/ocurso/definicao.htm#oque Acesso em: 7 de outubro de 2004.