
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Ensino
A Propósito do ensino de Design nas escolas de Arquitetura brasileiras
About Design teaching on Brazilian Architecture Schools
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- ACAYABA, M. M. Branco & Preto – história do design brasileiro nos anos 50, Ed. Instituto Lina Bo Bardi, São Paulo, 1994.
- BAZZO, W. Renovação pedagógica na engenharia e a formação dos formadores dos engenheiros. In: teleconferência ‘Engenheiro 2001', segundo ciclo, Fundação Vanzolini – USP, São Paulo, 04/11/99.
- CLINTON, W. “Clinton advocates technology literacy and access”. In: MIT TechTalk, Boston, EUA, 1998.
- COSTA NETO, P. L. O. O Aluno Vitalício. In: DCI – Diário do Comércio e Indústria, São Paulo, 16/07/98.
- DE BROCHARD, J. P. A Miragem do Futuro. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1991.
- DE MEIS, L. Os cientistas e as implicações da distribuição de ciência e recursos humanos no planeta, Ciência e Tecnologia. In: Alicerces do Desenvolvimento, São Paulo, Ed. CNPq, Brasília, 1994.
- ESCOBAR, C. H. Epistemologia das ciências sociais hoje. Rio de Janeiro, Ed. Pallas, 1975.
- FUKUYAMA, F. The end of History. In: revista The National Interest, Boston, EUA, 1989.
- HUNTIGTON, S. American Politics: The Promise of Disharmony. Harvard Press, Boston, 1981.
- LEVY, P. L'intelligence collective – Pour une athropologie du cyberspace. Éditions La Découverte, Paris, 1994.
- NICOLESCU, B. La Transdisciplinarité Manifeste. Éditions du Rocher, Paris (1996); tradução: Editora Triom, São Paulo, 1999.
- PIRRÓ E LONGO, W. O Ensino na Rede Virtual, in: Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 04/07/99.
- RAMOS, C. Excelência na educação: a escola da qualidade total. Editora Qualitymark, Rio de Janeiro, 1992.
- ROCHA, A. A. Conhecimento científico e tecnológico: preparando profissionais para um cenário competitivo. In: CIDUI – Congresso Internacional 'Docencia Universitaria y Inovación', UPC, UB e UAB, Barcelona, Espanha, 2000.
- RUDMAN, H. Perspectivas econômicas para o Século XXI. In: Documento da Comissão Presidencial do Governo dos EUA, Washington, EUA, 2001.
- VYGOTSKY, L. Educational Psychology. CRC Press, New York, EUA, 1997.