7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

A Propósito do ensino de Design nas escolas de Arquitetura brasileiras

About Design teaching on Brazilian Architecture Schools

Resumo

As transformações que a sociedade vem experimentando, em virtude das mudanças provocadas pelo aumento dos avanços tecnológicos e sua rápida incorporação ao cotidiano das pessoas, conduzem a um novo tipo de interação das áreas do conhecimento. Esse tipo de ambiente, que valoriza a pesquisa e a construção do conhecimento, favorece uma postura transdisciplinar. Entretanto, torna-se muito importante a preservação da identidade de cada profissão e de seus âmbitos disciplinares, não se justificando, nos dias atuais, a criação de um curso de Design, inicialmente proposto para acontecer inter-unidades, ter sido inserido nos estreitos limites das atividades de uma escola de Arquitetura.
Palavras-chave:Design, Arquitetura, Identidade Profissional

Abstract

Technological advances suddenly incorporated to the quotidian life of people, are changing the whole society and promoting a new kind of interaction between the areas of knowledge. That ‘ambience' increases the value of the research and the knowledge construction, favoring a transdisciplinar attitude. Meanwhile, becomes important to preserve any professions identity and its disciplinary scope, making unacceptable to create a Design Course, previewed as an inter-unities activity, to be inserted with narrowness, at the limits of an Architecture School.
Keywords:Design, Architecture, Professional Identity

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