7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Moda e identidade social

Fashion and social identity

Resumo

A moda é vendida pelos meios de comunicação de massa como um dos principais canais para que os indivíduos expressem seu estilo individual e distinção dos seus pares. No entanto, partindo de estudos antropológicos sobre o campo da moda (Bergamo, 1997), da teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2003) e da Categorização Social (Tajfel, 1981), este artigo propõe uma leitura psicossociológica da temática analisando o processo de incorporação das tendências da moda ao cotidiano das pessoas, desde o projeto dos designers, passando pelos críticos e formadores de opinião até a chegada às ruas e aos consumidores finais.
Palavras-chave:moda, mercado de consumo, comunicação de massa

Abstract

Fashion is sold on mass media as one of the main channels which individuals could express their individual style and distinctiveness from their pairs. However, following anthropological researchs about the fashion system (Bergamo, 1997), the theories of Social Representations (Moscovici, 2003) and Social Categorization (Tajfel, 1981), this paper proposes a psychosocial review of the subject analysing the process of incorporating fashion tendencies on people's everyday life, departuring from the designer's project, passing through critics and opinion formers util the arrival at the streets and at the final consumers.
Keywords:fashion, consumption market, mass communication

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