7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Produto

Luxo e Design: um Esforço de Progresso

Luxury and Design: a Progress Effort

Resumo

No Brasil, até pouco tempo, design era confundido com luxo, e o achavam supérfluo e elitista. Hoje, design deixa de ser privilégio de grandes empresas para tornar-se alcançável por todos. O fato é que, de artigo de luxo, o design passa a ser adotado como estratégia de diferenciação e valorização para empresas frente à enorme concorrência e similaridade entre produtos, efeitos da globalização. Numa sociedade em que o desejo é de consumo, mas a realidade é de pobreza, o design pode transformar bens em "luxo", de forma que os produtos tornem-se dignos de exportação, num ideal de perfeição, requinte e esmero, concorrendo com o mercado internacional, aumentando o valor dos produtos e a quantidade de consumidores, que implica o aumento de empregos em várias áreas e na melhor distribuição de renda no país. Assim, luxo e design participam desse esforço de progresso.
Palavras-chave:luxo, design, progresso

Abstract

In Brazil, a few years ago, design was confused with luxury, and was considered superfluous and elitist. Nowadays, design is no longer a big companies' privilege and is accessible for all. The fact is, from luxury objects, design begun to be adopted as a differentiation and valuation strategy to companies against the enormous competition and similarity between products, an effect of globalization. In a society where desire is consumption, but reality is poverty, design can transform products in "luxury”, as a matter of fact, products become worthy of exportation, in an ideal of perfection, competing in the international market, and increasing the value of products. That implies increasing the amount of consumers, jobs in some areas and a better money distribution. Thus, luxury and design participate in this progress effort.
Keywords:luxury, design, progress

Referências bibliográficas

  • ALLÉRÈS, D. Luxo: estratégias, marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
  • ALBUQUERQUE, V. Crise econômica afeta pouco consumo de luxo. Folha de São Paulo, 29/05/2003.
  • BERRY, Christopher J. The idea of luxury. New York: Cambridge University Press, 1994.
  • BONFIM, Gustavo A. Design e Informação. Design & Interiores, nº 49. São Paulo: Arco Editorial, 1995.
  • CASTARÈDE, J. Le luxe. Paris: Presses Universitaires de France, 1992.
  • DENIS, Rafael Cardoso. Design, Cultura Material e o Fetichismo dos Objetos. In Design, Cultura Material e Visualidade. Rio de Janeiro: Arcos, 1998.
  • DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.
  • DURAND, Jose Carlos. Moda, Luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988. 135p.
  • ENZENSBERGER, H. M. Luxo de onde vem para onde vai. Folha de São Paulo. Caderno Mais. 30/03/97.
  • FROMM, Erich. Ter e Ser. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
  • KALIL, M. O endereço do luxo. Época, 28 ago. 2000.
  • FAGGIANI, K. Jóia contemporânea: aspectos ecológicos e a percepção do consumidor. Rio de Janeiro, 2005. Dissertação de Mestrado, Departamento de Artes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.
  • _________. O Poder do Design: da ostentação à emoção. Brasília: Thesaurus, 2006.
  • KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1991.
  • _________; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: 1993.
  • _________. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2000.
  • LIPOVETSKY, Gilles. O luxo eterno. São Paulo: Barcarella, 2005.
  • MCCRACKEN, G. Cultura & consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
  • NETO, Eduardo Barroso. O design como ferramenta para o incremento competitivo da joalheria brasileira. Palestra ministrada no Workshop “Anglogold 2004: Designer Forum Brasil”. Rio de Janeiro, maio. 2004.
  • POCHMANN, M. Atlas da Riqueza no Brasil. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2004.
  • PORTER, M. Vantagem Competitiva. 6.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
  • SAMBRANA, C. Luxo domina o Brasil. Isto é Dinheiro, n° 348, 05/05/2004.
  • VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Pioneira, 1965.