7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Animação 3D e História em Quadrinhos aplicadas em Projetos Pedagógicos

Animation 3D and cartoon applied in Pedagogic Projects

Resumo

O artigo registra a criação e a utilização de personagens virtuais em histórias em quadrinhos e animações como recursos didático-pedagógicos. Os personagens virtuais foram projetados, modelados e animados considerando particularidades do contexto socioeconômico, dos meios de comunicação disponíveis e da faixa etária da população a que se destinam. Os autores explicitam conceitos técnico-pedagógicos e relatam habilidades desenvolvidas na formulação de roteiros, na representação gráfica e no uso de programas de informática, bem como o método de desenvolvimento dos personagens, os procedimentos adotados e os resultados logrados com projeto. Concluem com avaliação do emprego dos recursos didático-pedagógicos em instituição de ensino público em Campina Grande-PB.
Palavras-chave:Personagem Virtual, História em Quadrinhos, Recursos Didático-Pedagógicos

Abstract

The article describes the creation and utilization of virtual characters in comics and animation as didactic-pedagogical resources. Virtual characters were designed, modeled and animated considering the socioecomic context, available communication means and the age level of target population. The author make explict the technical-pedagogical concepts and describe the habilities developed in screen-play formulation, graphic representation and in use of softwares., as the method of development of characters the adopted procedures and results achieved with the project. They conclude with the evaluation of the use of didact-pedagogical resources in a public organization in Campina Grande-PB.
Keywords:Virtual Characters, Comics, Didactic-Pedagogical resource

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