7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Design experimental: um desafio didático e projetual

Experimental design: a teaching and projectual challenge

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta diferenciada de prática interdisciplinar, que considera como ferramenta de trabalho e de pensamento a experiência dos alunos e a utilização de conteúdos extraídos de campos como literatura, cinema e artes plásticas. A metodologia desenvolvida no primeiro semestre de 2005 na disciplina de Projeto Experimental do Bacharelado em Design - Habilitação Design Industrial/Centro Universitário Senac, propôs experiências projetuais a partir de uma abordagem efetiva do caráter de Ciência Social Aplicada própria ao design contemporâneo.
Palavras-chave:design de produto, design experimental, interdisciplinaridade

Abstract

This article presents a differentiated proposal of interdisciplinary practice which considers, as an instrument of work, both the students' experiences and contents extracted from the art field (literature, cinema, the plastic arts etc.). The methodology was developed in the first semester of 2005 at the Experimental Project of Industrial Design Graduation class / Senac University Center. It proposed projectual experiences of different areas of work from the effective approach of design as applied social science, a particular characteristic of contemporary design.
Keywords:Product Design, Experimental Design, interdisciplinary teaching/interdisciplinarity

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