7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

A importância das Semanas de Pesquisa e de Extensão da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial CCT-UFCG

The Research and Extension Weeks of Industrial Design Academic Unit/CCT/UFCG importance

Resumo

Visando fomentar a produção acadêmica, a Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, da UFCG, desde 2002, realizou cinco Semanas de Pesquisa e de Extensão. Esses eventos propiciaram a apresentação de 40 projetos de alunos e de professores. Contribuíram para desenvolver a consciência da indissociabilidade de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. O artigo recupera a origem dessa proposição, contextualiza suas realizações e analisa seus desdobramentos, apontando alguns objetivos alcançados, entre eles, o estímulo ao desenvolvimento de projetos e à produção técnico-científica, a crescente divulgação de teses, de dissertações e de trabalhos aceitos em eventos técnico-científicos; o aumento da participação de estudantes em programas de apoio à pesquisa e extensão.
Palavras-chave:Ensino de Desenho Industrial, projetos de extensão, pesquisa acadêmica, atividades extracurriculares, produção intelectual docente

Abstract

Aiming to stimulate academic production since 2002, the Industrial Design Academic Unit, from Federal University of Campina Grande – UFCG promoted five "Research and Extension Week” events. During these events, forty projects from teachers and students were presented. They contributed to reinforce the consciousness about the indissociability between teaching, research and extension. The article recovers the origin of this proposition, contextualises its achievements and analyses its development, pointing to some of the objectives which were fulfilled. Among them, the stimulation to project development and technical-scientific production; the growing diffusion of theses dissertations and of work accepted in technical-scientific events and the increase in student's participation in research and extension programmes.
Keywords:industrial design teaching, extension projects, academic research, extracurricular activities, lectures intellectual production

Referências bibliográficas

  • BATISTA, Wagner, Desenho Industrial no Brasil, Anais do I Encontro de Escolas de Desenho Industrial da Região Nordeste, Recife, UFPE, 1979.
  • 25 anos do Curso de Desenho Industrial da UFPB, Anais do V P&D Design, Brasília, UNB, 2002.
  • Educação à distância: dignidade educação e trabalho, Projetos de extensão universitária, UFCG, 2002/2005.
  • Análise e Atualização de Projeto Político Pedagógico de Curso de Desenho Industrial, Projeto de Iniciação Científica - CNPq, UFCG, 2005.
  • Projeto Político Pedagógico, trabalho apresentado na V Semana de Pesquisa e Extensão de Desenho Industrial (SPEDI), UFCG, fevereiro de 2006.
  • BATISTA, Wagner B; GUIMARÃES, Luiz E.C et MEDEIROS, Wellington, Diretrizes para a pesquisa e a capacitação docente no DDI /CCT/ UFCG, Documento interno, DDI/CCT / UFCG, julho, 2002, 5 р.
  • GOMES, Maria José. Projeto Político Pedagógico Curso de Graduação em Desenho Industrial, Habilitação em Projeto de Produto, Campina Grande, DDI, CCT, UFPB, 2000, 78 р.
  • BRASIL (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394, 20 de dezembro de 1996, Brasília, DF, URL: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf, acessado em 14 de dezembro de 2005.
  • BRASIL (2002) Parecer 146/02, Câmara de Ensino Superior / Conselho Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design, Brasília, DF, URL: http://www.mec.gov.br/cne/ftp/cne/CES0146.doc, acessado em 20 de junho de 2005.