7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

O poder personificador do design nas motocicletas

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com base no Trabalho de Conclusão de Curso de Design Industrial e buscou entender o fetichismo dos objetos e os processos mentais de associação do homem com os objetos. A psicologia Junguiana foi utilizada para explicar estes processos, na medida em que afirma que existem padrões de pensamento coletivos - chamados arquétipos - que determinariam em parte nosso comportamento de consumo. Para compreender estes padrões, relacionou-se os diferentes tipos de motocicletas (esportivas, naked, touring, bigtrail, custom), aos arquétipos, tomando como base para comparação suas características simbólicas.
Palavras-chave:Design, Função, Simbolismo, Fetiche, Arquétipo, Motocicletas

Referências bibliográficas

  • ACAR FILHO, Nelson. Marketing no projeto e desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: FIESP/CIESP-Detec, 1997. 59p.
  • BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: edições 70,1970. 213р.
  • BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1968. 230p.
  • BÜRDEK, Bernhard E. Diseño: Historia, teoria y práctica del diseño industrial. 2.ed. Barcelona: Gustavo Gili,1994 390p.
  • CUNHA, Felipe Dausacker da. O poder personificador do design nas motocicletas. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Design Industrial). Florianópolis: UDESC, 2005.
  • DENIS. Rafael Cardoso. 1998. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. ARCOS I, Rio de janeiro: ESDI/UERJ, p.15-39.
  • JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos. 14.ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1964. 315p.
  • LÖBACH, Bernd. Design Industrial – bases pra a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 1976. p.206
  • MAXWELL, Andrew. Motorcyclists and community in post-industrial urban America. Urban Anthropology and Studies of Cultural Systems and World Economic Development. Vol.27, number 3-4, 1998
  • PEARSON, Carol S. O Herói interior: seis arquétipos que orientam nossa vida. São Paulo: Editora Cultrix, 1989. 265p.