7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Ensino

Metaprojeto: o design do design

Metaproject: the design of the design

Resumo

Metaprojeto é um espaço de reflexão disciplinar e de elaboração dos conteúdos da pesquisa projetual. A mesma nasce, da necessidade por uma “plataforma de conhecimento”, ', que sustente e oriente a atividade projetual em um cenário de constante mutação. Pelo seu caráter dinâmico, o metaprojeto se desponta como um “pack of tools” que considera o método dialético, bem como todas as hipóteses possíveis, que exploram a potencialidade do design, mas que não produz out-puts como modelo projetual único, e soluções técnicas pré-estabelecidas. Neste sentido, metaprojeto pode ser considerado o “projeto do projeto" ou melhor dizendo, “o design do design".
Palavras-chave:Nova abordagem projetual, reflexão e crítica ao método projetual, sistema-design

Abstract

The metaproject is a place for disciplinary reflection and the elaboration of the content of the project research. It originates from the nessecity of knowlege which will maintain and guide the activity of the project at a scenery with constant mutation. Beacuse of the dynamic way to be, the metaproject has been considerate like a “pack of tools" which considerates the dialectic method as well as all the hypothesis possible for the design. At this view, the metaproject can be cosiderate like being the design of the design.
Keywords:New projectual approach, reflection and criticism of the project, design system

Referências bibliográficas

  • ANCESCHI, Giovanni. La fatica del Web. In: ANCESCHI, Giovani et. al. Il verri nella rete. Milano: Monograma, 2001.

  • BAUMAN, Zygmunt. Intimations of Postmodernity. London: Routledge, 1992.

  • BERTOLA, Paola e MANZINI, Ezio (org.). Design Multiverso: Appunti di fenomenologia del design. Milano: Edizione Polidesign, 2004.

  • BERTOLDINI, Marisa et.al. La cultura Politecnica. Milano: Edizione Bruno Mondatori, 2004.

  • BONFANTINI, Massimo Achille. Breve corso di semiotica. Milano: Edizioni Scientifiche Italiane, 2000.

  • BRANZI, Andrea. Modernità debole e diffusa. Milano: Ed. Polidesign, 2004.

  • CELASCHI, Flaviano. Il design della forma merce: valori, bisogni e merceologia contemporanea. Milano: Ed. Il Sole 24 Ore/ Polidesign, 2000.

  • DESERTI, Alessandro. Il sistema progetto: contributi per una prassi del design. Milano:Ed. Polidesign, 2001.

  • MALDONADO, Tomás. Memoria e conoscenza: sulle sorti del sapere nella prospettiva digitale. Milano: Ed. Feltrinelli, 2005.

  • MANZINI, Ezio e VEZZOLI, Carlo. O Desenvolvimento do Produto Sustentável. São Paulo: Editora Edusp, 2002.

  • MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 5ª ed. São Paulo: Ed Atlas, 2003.

  • MAURI, Francesco. Progettare progettando strategia: il design del sistema prodotto. Milano: Ed. Dunod, 1996.

  • MORAES, Dijon De. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2006.

  • VAN ONCK, Andries. Metadesign. Milano: “Edilizia Moderna", n.85, 1965 (trad. de Lucio Grinover) / "Produto e Linguagem”. Associação Brasileira de Desenho Industrial. Ano 1, 2º trimestre, n°.2, 1965.

  • WALKER, Stuart. Desmascarando o objeto: reestruturando o design para a sustentabilidade. Revista design in foco. v.II - n.º 2, p. 47-62, jul./dez. 2005.