7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Cultura

A importância do design nos significados da cultura material

The design importance in the meanings of material culture

Resumo

Segundo McCracken (2003) a propaganda e o design são mecanismos extremamente poderosos para transferência de significados, a ponto de poderem atribuir qualquer significado a qualquer produto. Assim, uma das principais funções do designer é de atribuir significados de níveis mais complexos como questões de segurança, facilidade de uso, prestígio e enriquecer dessa forma o produto, embutindo sentidos duradouros, em oposição à efemeridade da moda, atingindo um grau maior de aderência aos significados e funções do mesmo. Este trabalho mostra que tudo isto se aplica perfeitamente ao setor do luxo, onde o componente simbólico é cada vez mais determinante no consumo e torna-se um diferencial, especialmente quando produtos de luxo têm as mesmas funções, materiais, qualidades e preços.
Palavras-chave:design, significado, cultura

Abstract

McCracken (2003) afirm that advertisement and design are powerful mechanisms for transference of meanings, attributing any meaning to products. Thus, one of the main functions of designer is attribute meanings to the products like security questions, easiness of use, prestige and in this way, enrich the product, inlaying during meanings, in opposition to the ephemeral of fashion. This article shows that we can applies all things to the luxury sector, where the symbolic component is each more determinative in the consumption and becomes a differential, especially when luxury products have the same functions, materials, qualities and prices.
Keywords:design, meaning, culture

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