7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Gestão

Gestão de recursos humanos e inovação em empresa de design

Human resources management and innovation in a design company

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da gestão de Recursos Humanos utilizada em empresas de Design. O artigo descreve como empresas direcionadas para a cultura da inovação utilizam as competências essenciais existentes para inovar nos seus principais processos. Apresenta também como as empresas baseadas no conhecimento agem para interligar e administrar o conhecimento dos seus colaborados, formando o conhecimento da empresa e proporcionando uma base para a criação de uma vantagem competitiva. O estudo demonstrou que os conceitos e métodos de gestão de Recursos Humanos para inovação encontram-se aplicados de diferentes formas nas empresas investigadas.
Palavras-chave:inovação, práticas de Recursos Humanos, competências essenciais

Abstract

The following article presents an analysis of the Human Resources management in Design Companies. This article describes how companies directed to innovation culture use the essentials competences to innovate theirs main processes. It also shows how companies based on knowledge work to connect and manage the knowledge of theirs co-workers, shaping the company's knowledge and providing a foundation to the creation of a competitive advantage. The application proved by reasoning that the concepts and management methods of the Human Resources to the innovation are applied in the analyzed companies in different ways.
Keywords:innovation, practices of Human Resources, essentials competences

Referências bibliográficas

  • DRUMMOND, A. Enabling conditions for organizational learning: a study in international business ventures. Unpublished Ph.D. Thesis. The Judge Institute of Management Studies. University of Cambridge, 1997.
  • FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo: Atlas, 2000.
  • HSM MANAGEMENT. Dossiê da Inovação. N.49. Março-Abril 2005.
  • JONASH, Ronald S.; SOMMERLATE, Tom. O Valor da Inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • LEONARD-BARTON, Dorothy. Nascentes do saber: criando e sustentando as fontes de inovação. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
  • MOTTA, Fernando C. Prestes; CALDAS, Miguel P. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.
  • OLIVEIRA JR., Moacir de Miranda; FLEURY, Maria Tereza Lem. Gestão Estratégica do Conhecimento. São Paulo: Atlas, 2001.
  • RUAS, Roberto; ANTONELLO, Claúdia Simone; BOFF, Luiz Henrique. Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
  • NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • KOGUT, B. & ZANDER, U. Knowledge of the firm, combinative capabilities, and the replication of technology. Organization Science, v.3, n.3, 1992.
  • HITT, Michael A.; KEATS, Barbara W.; DE MARIE, Samuel M. Navigating in New Competitive Landscape: building strategic flexibility and competitive advantage in the 21 lst century. Academy of Management Executive, v. 12, n. 4, 1998.