
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Semiótica
Imagem de síntese: Da imagem óptica à imagem digital
Image of synthesis: From optical image to digital image
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
- BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d'Água.1993
- Virilio, Paul. La Machine de Vision. Paris, Galilée, 1988. Idem. A imagem virtual, mental e instrumental. In: Parente, André. Imagem Máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. p. 127-132
- Couchot, Edmond. Images; de l'optique au numérique. Paris, Hermes, 1988. Idem. La Technologie dans L'Art. Paris, Nîmes, Jacqueline Chambon, 1998.
- Santaella, Lúcia. A Imagem Pré-Fotográfica-Pós, in Revista Imagem, Campinas, UNICAMP 1994, pp 34-40. Santaella, L. e Nöth, Winfried. Imagem; Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo, Iluminuras, 1998.
- Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração, in Parente, André (org). Imagem-Máquina; A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993, pp 37-48
- A Arte pode ser ainda um relógio que adianta? O Autor, a Obra e o Espectador na hora do tempo real. In: A Arte no século XXI; A humanização das Tecnologias. São Paulo, UNESP, 1997, pp 135-143
- Barthes, Roland. La Chambre Claire. Paris, Du Seuil, 1980.
- Couchot, Edmond. Paris, Éditions Jacqueline Chambon, 1998; pp:130-1.
- Santaella, Lucia A Imagem Pré-Fotográfica-Pós, op cit. 1994, pp 36.
- Santaella, L. A Imagem Pré-Fotográfica-Pós, op. cit. 1994, pp 34-40.
- Varela, Francisco. Connaître les Sciences Cognitives, tendences et perspectives. Paris, ... 1988, pp 69.