7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design e Semiótica

Imagem de síntese: Da imagem óptica à imagem digital

Image of synthesis: From optical image to digital image

Resumo

A Imagem Infográfica cria novos desafios no campo da criação artística, e define um novo estatuto no âmbito da teoria da arte e do design, para o que se chama obra de arte, artista, público e suas inter-relações. Do ponto de vista da produção imagética, refletem-se as contribuições das propostas de Virilio, Couchot, Santaella / Nöth. Paralelamente à Semiótica, as Ciências Cognitivas são o fórum onde a problemática da representação / simulação / modelização vem sendo debatida com mais propriedade. Neste contexto, a Escola Chilena (Maturana e Varela) desenvolve a abordagem enativa, que por abandonar o conceito de representação de um mundo externo já previamente definido, revela-se mais ampla.
Palavras-chave:Imagem de síntese, Semiótica, Ciências Cognitivas

Abstract

The Infographic Image creates new challenges in the field of the artistic creation and defines new rules for the areas of Art, theory and for the work of art, artists, public and its interrelations. On the point of view of imagetic production, contributions of Virilio, Couchot, Santaella / Nöth are discussed. Besides Semiotics, the domain of Cognitive Sciences is the forum where the problem of the representation / simulation / modelization is being debated with more property. In this context, the Chilean School (Maturana and Varela) develops the enactive approach, that is wider since it abandons the concept of representation previously defined from an external world.
Keywords:Image of Synthesis, Semiotics, Cognitive Sciences

Referências bibliográficas

  • BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d'Água.1993
  • Virilio, Paul. La Machine de Vision. Paris, Galilée, 1988. Idem. A imagem virtual, mental e instrumental. In: Parente, André. Imagem Máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. p. 127-132
  • Couchot, Edmond. Images; de l'optique au numérique. Paris, Hermes, 1988. Idem. La Technologie dans L'Art. Paris, Nîmes, Jacqueline Chambon, 1998.
  • Santaella, Lúcia. A Imagem Pré-Fotográfica-Pós, in Revista Imagem, Campinas, UNICAMP 1994, pp 34-40. Santaella, L. e Nöth, Winfried. Imagem; Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo, Iluminuras, 1998.
  • Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração, in Parente, André (org). Imagem-Máquina; A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993, pp 37-48
  • A Arte pode ser ainda um relógio que adianta? O Autor, a Obra e o Espectador na hora do tempo real. In: A Arte no século XXI; A humanização das Tecnologias. São Paulo, UNESP, 1997, pp 135-143
  • Barthes, Roland. La Chambre Claire. Paris, Du Seuil, 1980.
  • Couchot, Edmond. Paris, Éditions Jacqueline Chambon, 1998; pp:130-1.
  • Santaella, Lucia A Imagem Pré-Fotográfica-Pós, op cit. 1994, pp 36.
  • Santaella, L. A Imagem Pré-Fotográfica-Pós, op. cit. 1994, pp 34-40.
  • Varela, Francisco. Connaître les Sciences Cognitives, tendences et perspectives. Paris, ... 1988, pp 69.