7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Trabalhos aprovados para pôster

Gestão da imagem para uma cafeteria

Image management for a coffeeshop

Resumo

Estudo de caso relatando etapas da construção da imagem de uma rede de cafeterias focada em novo nicho de mercado. Observa a aplicação do design como ferramenta estratégica e instrumento operacional na concepção, implantação e plano de avaliação para melhoria contínua da empresa. Os procedimentos analisados dos resultados alcançados comprovam a validade do processo de gestão do design. Demonstra-se que a intervenção do Gestor de Design não se esgota em eventuais intervenções parciais, alheias à noção da Empresa como “organismo vivo”, e agrega mais valor ao trabalho quanto maior for sua interação junto às demais áreas da empresa.
Palavras-chave:gestão de design, design estratégico, arquitetura de marca

Abstract

This paper aims at the analysis at the application of design as a strategic tool and an operational instrument in the conception, implementation and assessment plan for the continuous improvement of a network of coffee shops. Describes all phases of the process of launching a brand, which counted on the direct participation of the design. The results achieved, ended up confirming how valuable the design management process was. Data collected demonstrate that the interference of the Design Manager is not limited to interventions distant from the notion of a Company as a "live being", and that the bigger its interaction, be it as integrating part of the team or as coordinator together with other areas of the enterprise.
Keywords:design management, strategic design, brand architecture

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