
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design da Informação
Design de Interfaces Digitais
Design de Interiores
Design de Jogos
Design de Jóias
Design de Moda
O Estudo da Forma como Elemento de Criação Aplicado no Processo da Modelagem Tridimensional (Moulage)
Design de Processos Interativos e Imersivos
Design de Produto
Design de Redes
Nenhum artigo encontrado.
Design de Superfícies
Design e Ambiente Construído
Design e Cultura
Design e Ensino
O que faz o ensino do design ser superior?
Design e Estética
Design e Estudos de Subjetividade
Design e Ética
Design e Gestão
Design e Semiótica
Interação significante (IS): dimensão semântica da interação de usuários com produtos
Design e Sustentabilidade
Inovação tecnológica em micro e pequenas empresas pelo aproveitamento de resíduos sólidos de madeira
Pesquisa sobre práticas de desmontagem de produtos em Unidades de Triagem de resíduos sólidos urbanos em Porto Alegre
Design e Urbanismo
Design Editorial
Design Ergonomia e Usabilidade
Design Gráfico
Sinalização e Ambientação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
Design, Materiais e Processos de Fabricação
Design Social
Design Têxtil
Trabalhos aprovados para pôster
Algumas considerações sobre o design de sinais de advertência em manuais de instrução de fogões
7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)
Novembro/2006
Design e Estudos de Subjetividade
O imaginário e sua importância para as atividades projetuais
The imaginary and its importance for the projectual activities
Resumo
Abstract
Referências bibliográficas
IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
MCKIM, Robert H. Experiences in visual thinking. Boston: PWS, 1980.
BERGSON, H. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
REGAL, Paulo Horn. A prática gráfica do rafe e a criatividade na comunicação visual. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Porto Alegre: PUCRS, 2004.
BODEN, Margaret A. Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Criatividade; projeto, desenho, produto. Santa Maria: sCHDs, 2001.
FREIDEL, R., e ISRAEL, P. Edison´s Electric Light. New Brunswick: Rutgers, 1987.
VERNON, P. E. The Nature-Nurture Problem in Creativity. In: Handbook of Creativity. J. A. Glover, R. R. Ronwing, and C. R. Reynolds, eds. New York: Plenum Press, 1989.
MEDNICK, S. A. The Associative Basis of the Creative Process. Psycological Review 69,1962.
PERKINS, David N. Criatividade: além do paradigma darwiniano. In: Dimensões da criatividade. Margaret A. Boden (org). Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
GARDNER, Howard. Os padrões dos criadores. In: Dimensões da criatividade. Margaret A. Boden (org). Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
PERSICANO, Maria L. S. Criatividade e Subjetivação: do cérebro à arte da criação do humano. In: Arte, Psicanálise e Estéticas da Subjetivação. Giovanna Bartuci (org), Rio de Janeiro: Imago, 2002.