7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Centro Universitário Positivo — Curitiba (PR)

Novembro/2006

Design de Interfaces Digitais

Metáforas midiáticas no design de ambientes de ensino a distância

Media metaphors for distance education environments' design

Resumo

Oartigoapresentaaconceituaçãodosmecanismosdeinteraçãoeambientes virtuais de participação confeccionados para cursos de educação a distância. Partindo do conceito de Janet Murray de interator, a interface do curso desenvolvido utiliza o recurso de metáforas midiáticas em cenários exploratórios, tornando, de maneira lúdica, o aluno distante mais socialmente ativo e participante em sua busca pelo conhecimento. Enquanto aprende, o aluno/interator está atuando como personagem, socializando com os demais alunos e professores, explorando cenários, coletando informações, construindo, modificando e ampliando a própria narrativa em que está inserido.
Palavras-chave:Educação a distância, ficção interativa, metáforas midiáticas

Abstract

This paper shows the conceptualization of shared virtual environment and interaction mechanisms developed for distance education courses. Departing from Janet Murray's concept of interactors, the developed course's interface uses resources of media metaphors in virtual exploratory scenarios turning the distant student more socially active and participant in his/her search for knowledge. While learning, the student/interactor is acting as a character, socializing with fellow students and teachers, exploring scenarios, collecting information, building, modifying and enriching the course's interactive storyline, in which he or she is virtually inserted.
Keywords:Distance education, interactive fiction, media metaphors

Referências bibliográficas

  • 99 ROOMS. In: 99rooms.com, 2005. http://www.99rooms.com
  • BORGES, Jorge Luis. A biblioteca de Babel. In: Ficções. 8ª edição. São Paulo: Globo, 1999.
  • CUBE 2: Hypercube. Canadá, 2002. Duração: 95'. Dirigido por Andrzej Sekula. História e roteiro de Sean Hood. Produzido por Peter Block, Mehra Meh, Betty Orr e Michael Paseornek (produtores executivos), Ernie Barbarash e Suzanne Colvin-Goulding.
  • ECO, Umberto. O nome da rosa. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de S. Paulo, 2003.
  • GORILLAZ ROOM. In: Gorillaz.com, 2005. http://www.gorillaz.com
  • MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP, 2003.
  • TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
  • VIRIDIAN ROOM. In: Fasco-cs, 2005. http://www.fasco-csc.com/works/viridian/index_e.php