6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ergonomia e HCI

Vitrine Virtual

Resumo

Este artigo apresenta uma ferramenta de software desenvolvida para a avaliação de produtos em ambiente de realidade virtual na Web. Ela foi projetada utilizando a metáfora da vitrine de forma a possibilitar o desenvolvimento de estudos qualitativos e quantitativos. Como estudo de caso é descrito um experimento na área de design de calçados.
Palavras-chave:Realidade Virtual, Design de Calçados, Avaliação de Produtos

Abstract

This paper presents software as a Web virtual reality environment, developed to products evaluation. It was designed using the metaphor of the show window. The software allows developing qualitative and quantitative studies. A case study in footwear design is described

Keywords:

Virtual Reality, Footwear Design, Product Evaluation

Referências bibliográficas

  • BLANCHARD, D. The reality of virtual manufacturing. Intelligent manufacturing, 1995 Disponível em: http://lionhrtpub.com/IM6-Reality.html
  • CASSAL, Marcos Luís. Construindo Ambientes Virtuais com VRML. Porto Alegre: CPGCC – UFRGS, 1999. (Trabalho Individual.).
  • MEIGUINS, Breno Serque, et all. Um Ambiente de Realidade Virtual Multi-usuário Aplicado ao Setor de Turismo. In: Anais do 4o SBC Symposium on Virtual Reality, Florianópolis, SC-Brasil, 2001.
  • MILLER, George A.. The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits on Our Capacity for Processing Information. In:The Psychological Review, 1956, vol. 63, pp. 81-97
  • MONTGOMERY, D.C. Design and Analysis of Experiments, 3a. edição, John Wiley & Sons, N.Y, 1991.
  • Museu Nacional do Calçado – Centro Universitário Feevale Campus I, Disponível em http://www.mncalçados.br
  • NETTO, Antônio Valério, OLIVEIRA, Maria Cristina Ferreira. Realidade Virtual Aplicada ao Desenvolvimento de Produto. In: Anais do 4o SBC Symposium on Virtual Reality, Florianópolis, SC-Brasil, 2001.
  • OLIVEIRA, Maria Cristina Ferreira; NETTO, Antonio Valerio. Realidade Virtual Aplicada ao Desenvolvimento de Produto. In: 4rd SBC Symposium on Virtual Reality, Florianópolis, Brasil, Outubro 2001.
  • PENTEADO, S. O mundo da quinta dimensão. Informática Exame, pp 55-60, n. 111, junho, 1995.
  • PERUZZA, Ana Paula Piovesan Melchiori, et all. Realidade Virtual Aplicada à Recuperação do Centro Comercial de Brasília. In: Proceedings do 3o Workshop on Virtual Reality, Gramado, RS-Brasil, 2000.
  • SILMA Inc. Virtual Soft Machines. Cupertino, 2000. Disponível em http://www.silma.com
  • SUPERSCAPE Inc. VRT – the most popular VR authoring suite available on the PC,1999. Disponível em: http://www.superscape.com
  • THALMANN, N. M, THALMANN, D. Mundos Virtuais e Multimídia. Ed. LTC, pp 141-148, RJ, 1993.
  • TOLEDO, Fernando Faria de, Leal, Charles. Realidade Virtual na Indústria Aeronáutica: caso Embraer, Invited Talk in 4o SBC Symposium on Virtual Reality,, Florianópolis, SC-Brasil, 2001.