6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Estratégia e Design

Strategy and Design

Resumo

Este artigo aborda aspectos teóricos sobre o ambiente organizacional, no qual, a relação entre estratégia e design acontece, traz posições atuais dessas atividades, bem como a sua interação. Algumas considerações sustentadas pela literatura e por um caso prático, sugerem a idéia de que esses conceitos não podem ser dissociados. Considerando a competitividade agressiva do mercado e outros aspectos trazidos pela globalização, essas atividades dividem responsabilidades pelo sucesso ou fracasso da empresa, fazendo parte do processo de gestão da empresa.
Palavras-chave:Design, Estratégia, Organização

Abstract

This article approaches theorist's aspect about the organizational environment in which the relationship between strategy and design takes place, bringing actual positions of these activities as well as their integration. Some considerations, supported by the literature and a practical case, try to indicate some ideas and points to these concepts no longer can be dissociated. Considering the aggressive market competition and the other technologic aspects brought by the globalization, these activities divide responsibilities by the firm success or fail, having to make part of the high management decisions in the organization.
Keywords:Design, Organization, Strategy

Referências bibliográficas

  • BOWDITCH, J. L.; BUO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.
  • KRÜCKEN-PEREIRA, L. et al. Gestão do design nas organizações: proposta de um modelo de implementação 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro:AEnD-BR, 2002.
  • LASTRES, H. M. M. et al. Design para a competitividade: recomendações para a política industrial no Brasil. Relatório síntese. Rio de Janeiro: CNI/DAMP/Núcleo de Design, 1996.
  • PERUCCHI, R. Design. Revista Vogue Brasil. São Paulo, n. 264, p.48, 2000.
  • SANTOS, F. A. O design como diferencial competitivivo. Itajaí: UNIVALI, 2000.
  • STONER, J. A. F. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1982.
  • TAVARES, M. C. Planejamento Estratégico: a opção entre o sucesso e o fracasso empresarial. São Paulo: HARBRA, 1991.
  • TEIXEIRA, J. A. A utilização dos materiais no design e a competitividade da indústria moveleira da região metropolitana de curitiba: um estudo de caso. Florianópolis, 2000. 133 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product Design and Development. New York: McGraw-Hill, 1995.
  • WILKHAHN, Wilkhahn added values. Bad Münder: Burkhard Remmers, Wilkhahn; Rolf-D. Hässler, imug Beratungsgesellschaft mbH, 2000.