6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Desvendando o Mistério do Custo de Novos Produtos

Unmasking the Mystery of the Cost of New Products

Resumo

Este trabalho objetiva enfatizar a necessidade do designer estabelecer o custo de novos produtos, tendo em vista que as empresas envolvidas no desenvolvimento destes têm como meta principal o retorno financeiro; e apresentar ao designer uma ferramenta utilizada na contabilidade para definição de custos, o Custeio Baseado nas Atividades.
Palavras-chave:design, custos, gestão

Abstract

This work aims at to emphasize the need of the designer to establish the cost of new products, tends in view that the companies involved in the development of these they have as main goal the financial return; and to present to the designer a tool used in the accounting for definition of costs, the activity based costing.
Keywords:design, costs, management

Referências bibliográficas

  • BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 1ª Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
  • BRUNI, Adriano L. e FAMA, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. São Paulo: Atlas S.A, 2002.
  • DEMARCHI, Ana Paula; COSTA, Mirian; MONFERNATTI, Fábia e LOPES, Larissa. A gestão do design como fator de sucesso empresarial. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro, 2003
  • FERROLI, Régis H.; FERROLI, Paulo e LIBRELOTTO, Lisiane. Aspectos e Princípios a serem considerados para uma gestão de design. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro, 2003.
  • HAWN, Carleen. O paradoxo da Apple: como uma empresa tão criativa consegue ficar de fora dos mercados que ela própria cria? Revista Exame. Editora Abril. 3 de março de 2004.
  • HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George e DATAR, Srikant M. Contabilidade de custos. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC S.A, 2000.
  • ISHIKAWA, Eliana Cláudia; MARTINS, Rosane; BARROS, Vanessa e MERINO, Eugênio. O design estratégico em uma indústria de calçados – um estudo de caso. In: 5º P&D Design. Brasília, 2002
  • NETO, Eduardo B. Gestão estratégica das pequenas empresas de design. Revista Projeto Design. Edição Abril 2002.
  • NÓBREGA, Clemente. Nem tudo que é novo inova: novidades que não geram valor são irrelevantes para os negócios. Revista Exame. Editora Abril. 3 de março de 2004.
  • PEREIRA; Lia; AGUIAR, Carla; MERINO, Eugênio e BOLZAN, Ariovaldo. Gestão do design nas organizações: proposta de um modelo de implementação. In: 5º P&D Design. Brasília, 2002
  • PEREZ Jr. e OLIVEIRA, Luis M. Contabilidade de custos para não contadores. São Paulo: Atlas S.A, 2000.
  • PUERTO, Hery Benavides. Design do conceito de design: contribuição para o desenvolvimento projetual. In: Estudos em Design – Anais do P&D Design. 1996.
  • ROSENBURG, Cynthia. Tem que variar. Revista Exame. Editora Abril. 3 de março de 2004.
  • São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
  • SCHOENACHER, Rodrigo; FREITAS, Sydney e COSTA Filho, Gelson. Perfil da produção intelectual sobre gestão em Design. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro, 2003.
  • GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. led. São Paulo: Escrituras, 2003. 256p.
  • SILVEIRA, Carina Santos; PEDROSA, Taís Moraes Campos; PEQUINI, Suzi Mariño. A Capacitação de Profissionais para Implantação da Gestão de design nas Empresas. In: 2º Congresso Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro, 2003.