6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Ensino de Design na formação do arquiteto – pertinência e importância

Industrial Design education in the architect's formation – relevance and importance

Resumo

Neste artigo contextualiza-se o ensino de Design a partir de seu significado e sua introdução no país, identificando seus objetivos e relações com o projeto de Arquitetura. São levantados vários pontos de vista que reiteram a importância do ensino de Design para arquitetos e sua relevância atual no desenvolvimento de soluções exigidas dos profissionais de ambas as áreas, diante de novas tecnologias, da alternância de paradigmas neste início de século e, principalmente, de modos de produção diversos.
Palavras-chave:Ensino de Design, Brasil, Arquitetura

Abstract

This article places the Design Education in the context of your meaning and your insertion in Brazil, to identify your objectives and relations with the Architecture project. Several views are raising to reiterate the importance of the Design education for architects and your current relevance to develop the solutions claimed to professionals of both of areas, including new technologies, the dynamic models in the beginning of this century and, mainly, several production manners.
Keywords:Design Education, Brazil, Architecture

Referências bibliográficas

  • ARTIGAS, J. B. V. O Desenho. São Paulo: FAU-USP, 1967.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE ARQUITETURA – ABEA. Sobre a História do Ensino de Arquitetura no Brasil. São Paulo: ABEA, 1977.
  • BONSIEPE, G. Metodologia Experimental – Desenho Industrial. Brasília: CNPq, 1984
  • FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Atelier no 1° Ano. Projeto de Edificações / Desenho Industrial – 1977/2å semestre. Apostila. São Paulo: FAU-USP, 1978.
  • FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Desenho Industrial 1962. Seqüência de Desenho Industrial – Departamento de Projeto. São Paulo: FAU-USP, 1963.
  • GRINOVER, L. Problemas de Pesquisa e de Ensino em Desenho Industrial: anotações para uma política de desenvolvimento. São Paulo: FAU-USP, 1982.
  • GULLAR, F. As artes na cidade. In: Desenho Industrial e Comunicação Visual / Exposição. São Paulo: FAU-USP, 1970.
  • IAFIGLIOLA, L. Notas críticas sobre aspectos do ensino de Desenho Industrial na formação do arquiteto - 40 anos de experiência na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. In: P&D Design, 2002. Brasília. Anais... Rio de Janeiro: AEND-BR, 2002.
  • MALDONADO, T. El diseño industrial reconsiderado. México: G. Gilli, 1993.
  • MOTTA, F. Desenho e Emancipação. In: Desenho Industrial e Comunicação Visual / Exposição. São Paulo: FAU-USP, 1970.
  • NIEMEYER, L. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.
  • PICARELLI, M. Desenho Industrial na Edificação: ensino e pesquisa. São Paulo: FAPESP, 1983.
  • PICARELLI, M. O Desenho Industrial no Departamento de Projeto da FAUUSP. In: Revista Sinopses Edição Especial – Memória 1993. São Paulo: FAU-USP, 1993.
  • REDIG, J. Sobre Desenho Industrial (ou design) e Desenho Industrial no Brasil. Rio de Janeiro: ESDI, 1977.
  • ROCHA, Ari. Um modelo de apoio ao ensino e pesquisa em Design. In: P&D Design, 2002. Brasília. Anais... Rio de Janeiro: AEND-BR, 2002.
  • SANOVICZ, A.; KATINSKY, J. Desenho Industrial e Programação Visual para Escolas de Arquitetura. Brasília: ABEA, 1977.
  • SANTOS, M. C. L. A importância do ensino da história da cultura material na formação do arquiteto. In: Pós – Número Especial – Anais do Seminário Nacional “O Estudo da História na Formação do Arquiteto". São Paulo: FAU-USP, 1995.
  • SANTOS, M. C. L. Produção de conhecimento e inclusão social: o papel social da Universidade. Estação Ciência da Universidade de São Paulo. São Paulo: (texto inédito), novembro 2001.
  • ZANETTINI, S. O Ensino de Projeto na Área de Edificação. São Paulo: FAU-USP, 1980.
  • ICSID-Kongress 2003. Interviews with the Congress speakers about concepts of Design in the 21st Century. In: Revista Form no. 191. Alemanha: Springer, 2003.