6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design do Produto

O conceito de Craftsmanship aplicado ao design de automóveis

The Craftsmanship concept applied in vehicle design

Resumo

Este paper apresenta o conceito de um atributo considerado no design de automóveis. O Craftsmanship lida com questões relacionadas a percepção do consumidor em relação qualidade do projeto e sua execução, considerando a qualidade visual, sonora, tátil e a usabilidade. São apresentados exemplos de execução de componenentes de alguns veículos, considerando esta perceção da qualidade.
Palavras-chave:design de automóveis, qualidade, satisfação do consumidor

Abstract

This paper presents an attribute concept considered in automotive design. The Craftsmanship deals with questions related to consumer perception of design quality and execution, considering visual quality, sound quality, touch/feel quality and usability. Examples of some vehicles components are presented considering this quality perception.
Keywords:automotive design, quality, consumer satisfaction

Referências bibliográficas

  • JORDAN, Patrick W. Human factors for pleasure in product use. Applied Ergonomics. London, v.29, n.1, p. 25-33, 1998.
  • TREVINO, Lizandro et al. Molded-in-Color PP Instrument Panel with Seamless Passenger Airbag. In: SAE 2002 WORLD CONGRESS. Detroit: SAE International, 2002. 2002-01-0311
  • ZHANG, Lijian; CHAMPAGNE, Anthony. Toward an Objetive Understanding of Perceived Glovebox Closure Sound Quality. In: SAE 2003 WORLD CONGRESS. Noise & Vibration Conference and Exhibition. Traverse City: SAE International, 2003. 2003-01-1499
  • BHISE, Vivek; DOWD, James; SMID, Edzko. A Comprehensive HMI Evaluation Process for Automotive Cockpit Design. In: SAE 2003 WORLD CONGRESS. Detroit: SAE International, 2003. 2003-01-0126