6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Uma nova visão de competitividade a partir da gestão estratégica aliada ao Design

A new approach of completely in foundation of the strategy plan together of the design

Resumo

Este artigo tem como abordagem à conscientização do profissional de Design em relação aos novos paradigmas de competitividade mercadológica, que dão ênfase ao uso do Design como ferramenta fundamental nas ações estratégicas.
Palavras-chave:Planejamento Estratégico, Competitividade, Design

Abstract

This article is about the importantly of the design professional to be scrupulous to the new paradigm of market with more emphasis of the strategy plan in the context of competitive.
Keywords:Strategy Plan, completely, new market

Referências bibliográficas

  • FISCHMANN, Alberto; ALMEIDA, Martinho Isnard. Planejamento Estratégico na prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
  • FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Campus. Rio de Janeiro, 1997.
  • KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
  • KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S.A., 2000.
  • FORTES, Waldyr Gutierrez. Planejamento Estratégico. Publicado em: 04/11/2000. Disponível em: www.cpgec.ufrgs.br. Acesso em 17/10/2003
  • LIMA, Mácuo Botelho da Fonseca; SILVA, Luiz Bueno. O futuro do planejamento Estratégico: aprendizagem e viabilidade de um processo de mudança na sociedade da informação. Disponível em: www.crd2000.hpg.com.br. Acesso em 05/11/2003.
  • ANSOFF, H. Igor, DECLERK, Roger P., HAYES, Robert L. (Org.) Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1987. p. 15.
  • MÜSSNICH, Alexandre Guedes, Correio do Povo, Porto Alegre, Domingo, 20 De Outubro de 2002 Fórum discute rumos do design
  • WALLY, Rafael. O Mercado, o Diferencial e o Design Qual será o verdadeiro fator competitivo? . Disponível em: www.grito.com.br. Acesso em 11/11/2003.