6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Design de luxo ?

Luxury design?

Resumo

O Desenho Industrial restaura antigas clivagens sociais por intermédio do consumo de bens duráveis. Em detrimento da racionalidade dos projetos, sedimenta a produção de produtos de baixa qualidade e o consumo conspicuo. O artigo questiona a instrumentalização do Desenho Industrial por estratégias de marketing para fomentar o consumo de luxo.
Palavras-chave:consumo conspicuo, design de luxo, assimetrias socioeconômicas

Abstract

Through the consumption of durable goods, Industrial Design restores old social cleavages. In detriment of the project's rationality, it sediments the production of low quality and products for conspicuous consumerism. The paper questions the instrumental role of industrial design to stimulate luxury consumerism.
Keywords:Conspicuous consumerism, luxury consumerism, socialeconomics assymmetries

Referências bibliográficas

  • KAUFMANN,,Edgar jr.( 1950) What is Modern Design Ed. New York: Museum of Modern Art, 1950, p. 13

  • JAMESON, Frederic (1996) Pós-Modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo, Editora Ática

  • VON MISES, Ludwig (1987) Liberalismo, segundo a tradição clássica, José Olympio Editora / Instituto Liberal, RJ, 1987, p 34 / 35 (1927)

  • BELLUZZO, Luiz G (2003) O mercado e os direitos sociais, Folha de São Paulo, Dinheiro, 27 de abril de 2003

  • SCHIESEL, Seth (2004) Finding Glamour in the Gadget, New York Times URL: http://www.nytimes.com/2004/04/15/technology/circuits/15sony.html?th acessado em 15 de abril de 2004

  • FONTINELLE, Isleide A.( 2002) O nome da marca, McDonalds, fetichismo e cultura descartável, Rio de Janeiro, Boitempo