6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

A criança e o design - aprender brincando

The child and the design - to learn playing

Resumo

O artigo apresenta as relações existentes entre as atividades de design e o brincar no contexto educacional da criança e do jovem. Caracteriza o design como uma atividade que explora a capacidade humana natural de desenhar o mundo e de lhe dar forma. Identifica as habilidades envolvidas no desenvolvimento infantil e por fim, relaciona o desenhar, o construir, o aprender e o brincar.
Palavras-chave:educação e design, criança e design, aprendizagem infantil

Abstract

The article presents the relationships between design activities and the playing in the child's educational context. It characterizes the design as an activity that explores the natural human capacity to design the world and to make it. It identifies the skills involved in the child's development and finally, relates design, build, learning and play.
Keywords:education and design, child and design, children learning

Referências bibliográficas

  • BAYNES, K. Children designing: progression and development in design and technology at key stage 1 and 2. Loughborough: DD&T / Loughborough University, 1992.
  • BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.
  • GARDNER, H. A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • KISHIMOTO, T. M. (Org.) et al. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • POTTER, N. Qué es un diseñador: cosas – lugares – mensajes. Barcelona: Paidós, 1999.
  • VYGOTSKY, L. S. A fomação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • WOOD, D. Como as crianças pensam e aprendem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.