6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Práticas pedagógicas no ensino de design: o caso do ‘teste-cego' com marcas de leite condensado

Pedagogical practices in the design teaching: the ‘blind-test' with milk-maid marks case

Resumo

O presente artigo traz o relato de uma prática pedagógica da disciplina de Branding oferecida no curso de graduação em Design da PUC-Rio, e, a partir dela é feita uma reflexão sobre o ensinar design'.
Palavras-chave:ensino, design, branding

Abstract

The present paper brings a report of a pedagogical practice accomplished in the Branding discipline in the undergraduate Design course in PUC-Rio. A reflection about 'the design teaching' is developed based on it.
Keywords:education, design, branding

Referências bibliográficas

  • ALVES, N. e GARCIA, R. L. A Construção do conhecimento e o currículo dos cursos de formação de professores na vivência de um processo. In Alves, Nilda (org.) Formação de professores – pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996. p. 73 a 88.
  • BLEGER, J. Temas de Psicologia: Entrevista e Grupos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • COELHO, I. M. Diretrizes Curriculares e Ensino de Graduação. In: Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Brasília, 1998. p. 7-20.
  • COUTO, R. M. S. Movimento Interdisciplinar de designers Brasileiros em Busca de Educação Avançada. Tese de doutorado, Departamento de Educação, PUC-Rio, 1997, 246 р..
  • MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
  • MAMEDE-NEVES, M. A. C. Teorias da Aprendizagem. Rio de Janeiro: CCE/PUC-Rio, 1999.
  • PIAGET, J. Problemas Gerais de investigação interdisciplinar e mecanismos comuns. São Paulo: Bertrand, 1993.
  • PICHON-RIVIERE, E. Teoria do Vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
  • RIBEIRO, F. N. F. Práticas Pedagógicas em cursos de graduação em design: um estudo de caso. Dissertação de mestrado, Departamento de Artes & Design, PUC-Rio, 2002.
  • RODRIGUES, Ângela e ESTEVES, Manuela. A Análise de Necessidades na Formação de Professores. Porto, Portugal: Porto Ed, 1993.
  • VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo. Martins Fontes Editora Ltda. 1998.