6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Fundamentos Teóricos

Apelos retóricos do discurso contemporâneo de design.

Rhetorical appeals of the contemporary discourse of design

Resumo

Resumo: Utilizando-se de uma abordagem da retórica clássica, este artigo pretende analisar algumas formas de argumentação encontradas no discurso contemporâneo de design.
Palavras-chave:design, discurso, retórica

Abstract

Abstract: Based on a classical rethorical approach, this article intends to analyse some forms of the argumentation found in the contemporary discourse of design.
Keywords:design, discourse, rhetoric

Referências bibliográficas

  • CORBETT, Edward P. J. Classical rhetoric for the modern student. New York: Oxford University Press, 1965, 584 р.
  • JORDAN, Patrick. Design de produto, usabilidade e agradabilidade. In: P&D Design, 2002. Brasília. CD-Rom dos anais do P&D 2002, AEND-BR.
  • JORDAN, Patrick. Designing pleasurable products: an introduction to the new human factors (Disponível em http://www.amazon.com consulta realizada em 29/10/2002).
  • MANU, Alexander. Imaginação e criatividade na gestão do design. Palestra realizada no Seminário Internacional de Design, Brasil, 2002. (Textos relacionados disponíveis em http://webhome.idirect.com/~tooltoy consulta realizada em 03/12/2002).
  • MANZINI, Ézio . Scenarios of sustainable ways of living. In: P&D Design, 2002. Brasília. CD-Rom dos anais do P&D 2002, AEND-BR.
  • MANZINI, Ézio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: EDUSP, 2002.