6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Eco-Design

Design, Inovação e Eco-eficiência: Novos parâmetros para um modelo de gestão econômica.

Design, Innovation and Eco-efficiency: New parameters for an economic management model.

Resumo

A competitividade nos mercados atuais não é obtida somente por preços. O uso efetivo das tecnologias disponíveis torna o ambiente organizacional homogêneo. O diferencial surge pela combinação de preço-valor agregado. As empresas além de buscá-lo a curto prazo deverão estabelecer um posicionamento futuro baseado na eco-eficiência decorrente das políticas ambientais.
Palavras-chave:Ecodesign, Inovação, Gestão do Design

Abstract

The competitivity in the current market is not gotten only by good prices. It is possible to obtain an homogeneous organizational environment through the effective use of available tecnologies but the differential is obtained from the added value-price. For the future competitivity, Companies should establish their prospection based on eco-efficiency.
Keywords:Ecodesign, Innovation, Design Management

Referências bibliográficas

  • MAÑAS, A. Gestão da tecnologia e inovação. São Paulo: Érica Editora, 2001.
  • MANZINI, E. O Desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
  • BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1998.
  • MARQUIS, D.G. The anatomy of sucessful innovation. São Paulo: Editora Ática, 1980.