6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Ensino e Pesquisa

Alfabetização Perceptiva: um novo paradigma para o ensino em design

Perceptive Alphabetization: A New Paradigm for Design's Teaching

Resumo

O artigo propõe refletir sobre a possibilidade de revisão dos paradigmas que permeiam o processo de ensino em design, à partir de uma crítica à racionalidade positivista. Ressalta a necessidade de um (re)pensar do fazer docente em design à partir de uma perspectiva dialógica e dialética com vistas a desenvolver ao homem sua dimensão de totalidade.
Palavras-chave:Desing, ensino, mudança de paradigma, racionalidade, não-fragmentação, ruptura

Abstract

The article proposes a reflection about the possibility to review the paradigms that permeate the teaching process in design,from a critic to the positivist racionality. It emphasizes the necessity to rethink the docent 'modus-operandis in design from a dialogical and dialetical perspective,aiming to return the to men his dimension of the total.
Keywords:design, teaching, paradigm changing, racionality, non-fragmentation, rupture

Referências bibliográficas

  • ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo. Martins Fontes, 2000.
  • ASSMANN. Hugo. Metáforas novas para reencantar a Educação; epistemologia e didática. São Paulo, Editora Unimep, 1998.
  • BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Fenomenologia, confrontos e avanços. São Paulo. Cortez, 2000.
  • BOCK, Ana Maria. (org) Psicologias, uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo. Saraiva, 1993.
  • DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo, Edgard Blücher, 2000.
  • HUIZINGA. Johan. Homo ludens. São Paulo, Perspectiva, 2001.`
  • MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, Cortez, Brasília DF; UNESCO, 2000.
  • Complexidade e Transdiciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal. EDUFRN, Editora da UFRN, 1999.
  • VIERNE, Simone. In CORBOZ, Andre e outros. Ciência e Imaginário. Editora da UNB. Brasília, 1994.
  • WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo. Zahar Editores, 1983.
  • WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo. Martins Fontes, 1989.