6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Design do Produto

O Projeto de Brinquedos e o Mercado Globalizado

The Toy project and the globalized market

Resumo

Neste artigo objetiva-se discutir o processo de desenvolvimento de projetos de brinquedos, enfocando contribuições inovadoras a partir de entrevistas realizadas com designers de brinquedos brasileiros e profissionais do ramo, levando-se em consideração a interface da indústria com o design.
Palavras-chave:Design, brinquedos, desenvolvimento de produtos

Abstract

This article discusses the development process of toy projects, focusing innovative contributions got from interviews with brazilian designers and professionals of the toy branch, taking into account the interface between the industry and the design.
Keywords:Design, toys, development of products

Referências bibliográficas

  • ARATO, Alexandre. De 0 a 100 anos. Arc Design. São Paulo: Quadrifoglio, n. 11, 1999.
  • ATZINGEN, Maria Cristina Von. A história do brinquedo – Para as crianças conhecerem e os adultos se lembrarem. São Paulo: Alegro, 2001.
  • AZEVEDO, Wilton. Os signos do design. 2ª ed. São Paulo: Global, 1996. Utilitários – Fantasia Minituarizada, p 49 - 51.
  • BAXTER, Mike. Projeto de Produto. Guia Prático para o Desenvolvimento de novos Produtos. São Paulo: Edgar Blucher. 1998. 152 р.
  • CATÁLOGO Brasil Faz Design. Milão, 1996.
  • COSTA, Synésio Batista da. A Alma dos Brinquedos. In: LEAL, Joice Joppert. Um olhar sobre o design brasileiro. São Paulo: Joice Joppert Leal, 2002. p. 144-147.
  • ESTRADA, Maria Helena. Jovens designers com talento. Suplemento Especial Arc Design, São Paulo: Quadrifoglio, 2003. p. 12-13.
  • FEELING – Uma importante ferramenta no brinquedo. In: Espaço Brinquedo. São Paulo: Segmento 3, n. 3, p. 28, out../nov.2003.
  • IIDA, Itiro. O mapa preço-valor. Estudos em Design: Rio de Janeiro, v.6, n.2, dez. 1998. p. 47-56.
  • KISTMANN, Virginia Borges. Tendências estratégicas e design: O consumidor como nova competência. Estudos em Design: Rio de Janeiro, v.9, n. 3, out. de 2002, p. 67-78.
  • MARI, Angélica. Indústria de Brinquedos abre as portas para o design. Cadesign, n. 4., p. 30 - 33.
  • MAZZI, Mirian. Brinquedo de gente grande. Marketing. São Paulo, v.29, n. 281, p.45-50, jul. de 1996.
  • PDV: Encantando o cliente. In: Espaço Brinquedo. São Paulo: Segmento 3, n.1, p. 24-25, jun./jul.2003.
  • SECRETARIA DE POLÍTICA INDUSTRIAL DO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E DO TURISMO – MDIC. Ações Setoriais para o Aumento de Competitividade da Indústria Brasileira – Setor de brinquedos. Disponível em :
  • SEMINÁRIO MATERIAIS & DESIGN, 1997, SÃO CARLOS. Anais do seminário Materiais & Design – Brinquedos, São Carlos: IBICT/CNPQ/Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/Universidade Federal de São Carlos, 1998.