6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Faap — São Paulo (SP)

Novembro/2004

Gestão em Design

Design e Cultura: Relações entre Pequena Empresa e Consumidores

Design and Culture: relationships between a small company and its consumers.

Resumo

Este artigo procura observar os problemas que uma empresa com produtos voltados para o ecodesign, como a ECOFábrica Design Verde, possui para estabelecer relações mais significativas com seus clientes. Relações essas que possibilitem a definição de perfis mais fiéis para futuros direcionamentos estratégicos e para o estabelecimento de uma troca de experiências para ambos, empresa e consumidores, tal como o desenvolvimento de novos produtos que sejam significativos para os consumidores. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico de temas pertinentes. Também foram realizadas reuniões e visitas à empresa e à potenciais clientes para posterior análise. Concluiu-se que estudos sociais sobre consumo e cultura poderiam ajudar a direcionar o desenvolvimento de produtos da empresa e que reflexões mais aprofundados em antropologia poderiam contribuir para a formação de estudantes de design. Propõem-se, também, formas de classificação e tópicos a serem observados na estruturação da coleta de dados para a melhor compreensão do consumidor para prover informações consistentes que poderiam guiar os trabalhos do que virá a ser o setor de pesquisa de mercado da empresa.
Palavras-chave:Gestão em Design, Planejamento e Projeto do Produto, Pesquisa com Consumidores

Abstract

This article intents to observe the problems that a company which deals with green design, such as ECOFábrica Design Verde, encounters in order to establish more significant relationships with customers. Relationships that could enable the definition of more trustful profiles for futures strategic principles and, also, the establishment of experience exchange between both sides (company and consumers), such as the development of new products that could be meaningful to consumers. Therefore, a bibliographical research of pertinent related topics was accomplished. Also, visits and meetings were performed at the company and along with potential customers for subsequent analysis. It was found that social studies about consume and culture could aid the guidance for the company product development. Also, it is argued that more deepened studies in the anthropology field could contribute to design students education. Topics and forms of classification to be observed at the data collection structuring were also proposed, in order to render a better understanding about the consumer and to provide valuable information to which can become the company market research sector.
Keywords:Design Management, Product Planning and Project Design, Consumer Research

Referências bibliográficas

  • BAUDRILLARD, J. O Sistema dos Objetos. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. p 9-23 e 205-211.
  • BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A Construção social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.
  • BOMFIM, G. A. Teoria do Design - Curitiba, 2001. Curso de Especialização em Gestão do Design, Universidade Tuiuti do Paraná.
  • BONSIEPE, G. Design: do material ao digital.Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
  • Ecofábrica. Disponível em: < http://www.ecofabrica.com.br>
  • KISTMANN, V. B. A Caracterização do Design Nacional em um Mercado Globalizado: uma abordagem com base na decoração da porcelana de mesa. Florianópolis, 2001. Tese de Doutorado Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
  • MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002.
  • MIRANDA, A. P. C.; PEPECE, ° M. C.; MELLO, S. C. B. Existe Mais Entre o Consumidor e suas Posses do que Supõe a Nossa vã Filosofia: uma revisão crítica sobre o consumo simbólico. . In: 23º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2000, Manaus. 2000. Disponível em: <http://intercom.org.br/papers/xxiii-ci/gt05/gt05b3.pdf>
  • MORAN, E.F. Adaptabilidade Humana, Edusp. p 371-381, 1994.
  • PRÊMIO CNI 2002. Checklist sobre a Gestão do Design. Confederação Nacional das Indústrias.
  • PRESAS, J. F.; GALLINA, M. C. Gestão do Marketing - Curitiba, 2001. Curso de Especialização em Gestão do Design, Universidade Tuiuti do Paraná.
  • SANTOS, M. R. dos. Design, Produção e Uso de Artefatos: uma abordagem a partir da atividade humana - Curitiba, 2000, p 21-29. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.
  • STEVENS, R.; LOUDON, D.; WRENN, B.; WARREN, W. Planejamento de Marketing: Guia de processos e aplicações práticas. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • XAVIER. Incubadora Tecnológica do Tecpar tem nova empresa residente. Disponível em: < http://www.tecpar.br/index.php?pagina=noticias&cod=36> Acesso em: 24 de novembro de 2003.